Qual pomada é boa para mordida de cachorro?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Pomadas antibióticas como o Neosporin ou a Bacitracina também ajudam a prevenir infecções durante o processo de recuperação. Aplique a pomada de acordo com a bula. Faça o curativo. Depois de passar a pomada, faça um curativo com uma gaze ou bandagem, dependendo do tamanho da lesão.

Os sinais e sintomas de infecção da ferida costumam aparecer dentro das primeiras 24 horas, mas, às vezes, podem surgir já nas primeiras 8 horas após a mordida. Febre, inchaço, intensa vermelhidão, dor, drenagem de pus, formação de abcesso ou necrose da pele são os achados clínicos mais comuns.

Assim sendo, em casos menos agressivos, você poderá fazer a lavagem do local da mordida com mel e açafrão. O mel possui particularidades calmantes e o açafrão possui características antissépticas. Uma mistura dos dois para a lavagem do machucado poderá ajudar na recuperação.

amoxicilina

Valéria diz que o remédio para mordida de cachorro mais usado é a amoxicilina com clavulanato. Também usada no tratamento de infecções em seres humanos, a amoxicilina é muito utilizada por ser capaz de eliminar um número elevado de bactérias diferentes.

Ferida superficial - Acontece quando a mordida causa um pequeno sangramento e requer maior atenção, pois pode infeccionar. Ferida profunda - Acontece quando a mordida é ainda mais intensa e pode sangrar bastante, sendo necessário agir rápido para estancar o sangue. Também pode infeccionar.

A ferida cicatriza em geral dentro de uma semana a 10 dias. Se isso não acontecer, ou se houver sinais de infecção ou danos aos nervos e tendões, ajuda médica deve ser procurada imediatamente.

Quando a mordida de cachorro causa perfuração no tecido
Quando o tecido da pele é perfurado, bactérias, fungos e vírus presentes na saliva do cão podem causar infecções. A mordida ou arranhão também podem causar problemas como tétano, sepse e até raiva.

O Nebacetin poderá ser usado em seu cão, no caso dele ter uma infecção na pele, ou sofrer algum ferimento e até mesmo queimadura.

Nos casos onde as lesões forem superficiais, os sintomas iniciais, são: dor no local, edema (inchaço), aparecimento de hematomas, eritema (vermelhidão), devido a inflamação do local e em alguns casos até hipertermia local (aumento da temperatura ao redor da lesão).

Mordida de cachorro pode causar diversos tipos de infecções
Além disso, uma mordida de cachorro profunda pode causar lesões internas, gerando complicações como infecções nos ossos e tendões e, em alguns casos, fratura. Outro risco da mordida de cachorro é a raiva canina.

caso haja sangramento, faça uma compressa utilizando gaze de maneira a estancar o fluxo de sangue. Não utilize algodão para evitar que fique grudado na ferida; procure imediatamente atendimento médico.

Normalmente, é comum dar antifúngicos, antibióticos, anti-inflamatórios, antialérgicos, aplicar pomadas para uso tópico na ferida, dentre outros. Para isso, é extremamente importante consultar o veterinário para que ele possa receitar o medicamento adequado para o caso do seu bichinho.

Em caso de mordida de cachorro ou gato, o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas procurem logo um posto de saúde para tomar a vacina contra a raiva. São aplicadas até cinco doses, dependendo do caso.

Como vimos, um dos maiores riscos envolvidos na mordida de cachorro é que ela infeccione, por causa das bactérias da saliva. Então, o primeiro passo é lavar bem o local do ferimento. Você pode usar água e sabão, soro fisiológico, ou desinfetar com produtos específicos, como água oxigenada.

amoxicilina-clavulanato

O antibiótico de primeira escolha para mordeduras de cães e gatos é a amoxicilina-clavulanato. Alternativamente pode ser utilizada a associação de doxiciclina, sulfametoxazol-trimetoprim, penicilina oral, cefuroxime ou moxifloxacin e metronidazol ou clindamicina.

Qual anti-inflamatório é indicado para mordida de cachorro? Assim como os antibióticos, os anti-inflamatórios deverão ser prescritos pelo médico que prestar atendimento à vítima da mordedura, caso seja preciso. Não tente se automedicar, pois pode ser perigoso e acarretar sérias consequências.

Conversation. Gente é normal mordida de cachorro ficar roxo/verde e inchado???? eh sim!!

Os sintomas da raiva humana só começam a aparecer quando o vírus chega ao cérebro. Esse período é de aproximadamente 45 dias após infecção. Os primeiros sintomas são parecidos com os sintomas da gripe, como: mal-estar geral, sensação de fraqueza, dor de cabeça, febre baixa e irritabilidade.

Quando tratar-se de ferimento leve/superficial (esxceto mãos/pés) é suficiente lavar com água e sabão e observar o animal por 10 dias - neste caso, não há mais risco e não há indicação de vacina contra raiva. Sugiro checar a carteirinha de vacinação para manter em dia a vacina do tétano (reforço a cada 10 anos).

Aplicar compressa com gelo para obter um efeito de analgésico e anti-inflamatório (sempre com proteção entre o gelo e a pele) movimentando a compressa para evitar lesões na pele causadas pelo gelo.