Qual pomada é boa para berne?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

Um tratamento bem feito acelera a recuperação do animal, além de prevenir bicheiras e o berne. Unguento Vansil é uma pomada a base de óxido de zinco e que contém dois princípios ativos eficazes no controle de insetos e larvas de parasitos.

O tratamento envolve dar remédio para berne em cachorro. São medicamentos que matam a larva em pouco tempo. Mesmo com essa medicação, é preciso remover o berne da pele do cão. Caso necessário, a administração de antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos pode ser indicada pelo médico-veterinário.

A doença gera muito incômodo e dor, geralmente na forma de fisgadas. Como complicações, podemos destacar a formação de abscessos e o surgimento de infecções secundárias, tais como o tétano.

Segundo a dermatologista, pessoas com berne apresentam um nódulo vermelho, que causa dor local e saída de secreção purulenta ou sanguinolenta, similar a um furúnculo.

Se a larva morre ou uma parte dela permanece no tecido subcutâneo, pode haver inflamação local, com ou sem infecção. Isso ocorre especialmente quando se tenta espremer o furúnculo ou retirar as larvas com pinças de sobrancelhas.

Não há limite para a penetração das larvas da miíase. Em cada orifício de penetração da miíase (que muitas vezes não são simples orifícios, mas galerias) pode haver várias larvas.

Como tratar miíase em humanos e tirar berne
De modo geral, o tratamento da miíase consiste em remover as larvas da pele. Para isso, é preciso, primeiro, limpar a ferida e anestesiar a região. Depois, com o auxílio de uma pinça, é feita a retirada das larvas, uma a uma.

O tratamento mais adequado para as bicheiras é a realização de higienização periódica do animal infestado e a utilização do Bernec Pour On. O produto é um bernicida, de rápida ação sobre bernes e bicheiras, com resultados visíveis em 24 horas após sua aplicação.

O método de colocar um pedaço de toucinho (toicinho ou bacon) em cima do furo para a larva sair e penetrar parcialmente no toucinho também tem limitações porque em algumas partes do nosso corpo não dá para fixar o pedaço de toucinho para vedar bem o furo por onde a larva respira.

Com o tempo, a berne sai sozinha do corpo
Quando ela não é percebida no corpo, com o tempo a larva se encaminha para extração e rasteja para a terra, a fim de acabar com o seu ciclo de desenvolvimento. No caso de pessoas, é difícil isso acontecer porque ela faz um movimento que causa uma dor específica.

Na miíase cutânea ou furuncular, popularmente conhecida como berne, sugere-se antes da remoção da larva, utilizar vaselina, parafina líquida, esmalte de unha ou fita adesiva para oclusão do orifício da pele por 24 horas, assim a larva tende a aproximar-se da superfície para respirar, facilitando a sua remoção.

A berne é causada pela mosca berneira (Dermatobia hominis) e sua expectativa de vida é de somente 1 dia. Quando precisa botar seus ovos, ela captura outro tipo de mosca, deposita seus ovos nela e essa mosca trata de completar o ciclo, quando pousa em um animal.

Quando o desafio por moscas aumenta, doenças como o berne podem se tornar frequentemente observadas. O berne é uma doença provocada pela fase larvar da mosca Dermatobia hominis. Esta fase de vida do parasito é biontófoga, ou seja, se alimenta de tecidos vivos.

Tratamento do berne
Para tanto, fechar a abertura por onde ela respira com uma camada grossa de vaselina, esmalte de unha, ou cobri-la com esparadrapo (em alguns lugares, é comum usarem toucinho defumado para atrair a larva) força a saída da larva, que pode então ser retirada com uma pinça.

Continuar lendo Que bicho vira o berne?