Qual pneu não passa na vistoria?

Perguntado por: omesquita2 . Última atualização: 26 de abril de 2023
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Assim, devem ser considerados REPROVADOS os veículos leves que não apresentarem pneus com desenhos da banda de rodagem iguais no mesmo eixo e também devem ser considerados REPROVADOS os veículos pesados que não apresentarem pneus com desenhos da banda de rodagem iguais no(s) eixo(s) direcional(is).

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) autoriza o uso de pneus remodelados em veículos de passeio, comerciais leves e comerciais. Mas a utilização do pneu remold é vetada em veículos agrícolas, motocicletas e similares.

Quebras, rachaduras, trincados, entre outras irregularidades nos vidros do veículo podem comprometer a aprovação na vistoria cautelar. Além disso, as películas de proteção, ou insulfilm, devem ser instaladas seguindo as regras do Código de Trânsito Brasileiro. Elas não podem ser muito escuras, nem do tipo refletivas.

Isso significa que alterar o diâmetro do aro é sim permitido (3” para mais ou para menos), porém o perfil do pneu deve ser alterado em conjunto, respeitando assim o diâmetro externo de contato com o solo com uma tolerância de 3% para mais ou para menos.

Caso o veículo apresente rachaduras, quebras e trincos, a vistoria será negada. Outro ponto importante é: o insulfilme do carro deve ter sido instalado corretamente e seguindo as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A princípio, você deve lavar os pneus do seu carro, assim você consegue ter uma visão mais clara sobre a situação do seu pneu. Logo após, você deve analisar se os sulcos ultrapassaram a linha indicadora, caso isso tenha ocorrido os seus pneus está careca.

Segundo a Resolução nº 558/80 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), é proibido circular com o veículo quando a borracha da banda de rodagem se desgasta e atinge o TWI, tornando-se inferior a 1,6 mm.

É que existe uma marcação que indica o desgaste máximo admitido. Esse desgaste é limitado pelo Código Nacional de Trânsito que determina que a profundidade mínima nos sulcos de um pneu não seja inferior a 1,6 mm, medido da base do sulco a parte mais externa da banda de rodagem.

Assim, conforme o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), veículos agrícolas, caminhões, motocicletas e similares não podem utilizar o remold. A legislação também proíbe o uso de qualquer pneu reformado no eixo dianteiro de ônibus e micro-ônibus.

Não existem restrições quanto ao uso de um pneu vulcanizado, então, os cuidados tomados ao fazer uma viagem devem ser os mesmos em qualquer situação.

A utilização do pneu recapado pode ser feita apenas por veículos cuja função é transportar carga, como caminhões. O seu processo de fabricação se assemelha ao do pneu recauchutado, porém, neste caso, somente a borracha da banda de rodagem é substituída, sem que haja alteração no ombro da carcaça.

De maneira geral, para evitar que seja reprovado durante a vistoria do veículo, é importante evitar que o mesmo seja rebaixado. Mas não é somente esse aspecto que pode acarretar a reprovação, também é importante estar atento à integridade da suspensão.

Falta de dispositivos de segurança e sinalização
Macaco, chave de roda, pisca-alerta, lanternas, faróis e extintor de incêndio são alguns itens muito importantes para o dia a dia de todo motorista e, portanto, devem estar sempre no carro, em boas condições.

Agora, para quem for aprovado na segunda vez, dentro de 30 dias, a inspeção veicular não vai ficar de graça, como no ano passado. Todas essas mudanças ainda não tem prazo definido para entrar em vigor.