Qual pneu e mais largo 165 ou 175?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 7 de maio de 2023
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Antes, vamos entender as medidas dos pneus: 165/70-R13, nesse modelo são 165 milímetros de largura (mm), 70% dessa medida, ou seja, de 165 mm tira 70% que será a altura, montado em rodas de 13 polegadas. Como referência, 70% de 165 mm dá uma altura de 115,5 mm. Já na medida 175 serão 122,5 mm.

Como pneus mais largos oferecem maior aderência, sua colocação no eixo traseiro facilita que esse comportamento seja obtido.

Enquanto o pneu 175/70 tem uma altura de 70% da largura do pneu, o pneu 175/75 apresenta uma altura de 75%. Essa pequena diferença pode influenciar no conforto, na estabilidade e na resistência do pneu.

Mas, alguns problemas poderão vir desses pneus de perfil mais elevado. Um deles é o centro de gravidade do automóvel que vai ficar mais alto, comprometendo um pouco a estabilidade. O segundo problema é que tanto o velocímetro como o odômetro não vão marcar corretamente nem a velocidade, nem a distância percorrida.

Veículos com pneus mais largos costumam ser mais “duros” para dirigir, além de consumirem mais combustível. Outra questão importante, que envolve a segurança do motorista e passageiros, é que os carros com esse tipo de alteração estão mais passíveis a sofrer aquaplanagens em dias de chuvas fortes.

O que não pode é deixar pneus de tamanhos diferentes em cada eixo. Isso pode influenciar o desempenho do carro em curvas, o consumo e até o funcionamento do ABS. O sistema que impede o travamento dos pneus usa um sensor em cada roda para medir a velocidade dela individualmente.

Essa conta é feita da seguinte forma: multiplica-se a largura pela série do pneu, e o resultado dessa multiplicação é dividido por 100. Se você fizer essa conta para os dois tipos de pneus, verá que o pneu 185/70 13 é 7 milímetros mais alto do que o pneu 175/70 13.

A lei não faz qualquer menção à diferença de 3% (o texto faz apenas ao estepe do carro). Dessa forma, se a fiscalização constatar qualquer mudança no diâmetro dos pneus do veículo - mesmo pequena e dentro de tal tolerância - o motorista pode ser punido.

No caso de modificação significativa na largura da banda de rodagem do pneu, o carro pode sofrer alterações na estabilidade. Se ele for mais largo que o original, pode dar mais estabilidade ao veículo. Mas atenção! Pneus com banda de rodagem mais larga também consomem mais combustível.

Por exemplo, quando um pneu é maior, automaticamente se torna mais pesado e o motor precisa trabalhar mais. Desse jeito, entende-se que há mais queima de combustível. Por outro lado, um carro com pneu menor gera menos gasto. O tamanho e o peso são condições que interferem diretamente nesse consumo.

Caso o motorista tenha dúvidas entre colocar seus pneus novos na frente ou atrás, o correto para ele é sempre apostar na traseira do carro, priorizando sua segurança.

Lembre-se do peso que o veículo está carregando
No caso da carga mínima, a pressão indicada é de 28/30 psi, e no de carga máxima 30/32 psi.

Isso significa que alterar o diâmetro do aro é sim permitido (3” para mais ou para menos), porém o perfil do pneu deve ser alterado em conjunto, respeitando assim o diâmetro externo de contato com o solo com uma tolerância de 3% para mais ou para menos.

Roda maior é igual a menor aceleração e mais consumo
E existe uma relação para explicar esse efeito: rodas maiores proporcionam menor aceleração e maior velocidade máxima; as menores favorecem a aceleração, mas reduzem a velocidade máxima.

Os pneus dianteiros são os que mais sofrem com o desgaste. A maioria dos automóveis tem a tração transmitida para a parte da frente, aumentando o uso deles. Além disso, essas rodas são responsáveis pela direção nas curvas e recebem a força da frenagem, o que explica a sua maior deterioração.

No Artigo 8º do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) consta a proibição de qualquer alteração que aumenta ou diminui o diâmetro externo do conjunto roda/pneu.

Assim, a medida original 175 mm pode ser aumentada para 185 mm sem grandes problemas. Qual a diferença do pneu 175 65 14 para 185 65 14? A única medida diferente é a largura do pneu, e por apenas 10mm.

Quanto maior a largura, maior estabilidade. A escolha de um pneu pelas montadoras é baseada na relação conforto e estabilidade. A medida ideal para os pneus tem relação direta com as características técnicas do automóvel.

Os três primeiros números indicam a largura em milímetros e os dois números depois da barra indicam a proporção da altura do pneu. Assim, se código for 175/70R13, isso significa que o pneu tem 175 milímetros de largura e sua altura é 70% desse valor. Os dois últimos números indicam o diâmetro do pneu em polegadas.