Qual plural de fora?

Perguntado por: omuniz . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

SubstantivoEditar

SingularPlural
Masculinofora fo.raforas fo.ras

A forma correta de escrita da palavra é fora, sem acentuação gráfica, quer se pronuncie com a vogal o aberta (ó) ou com a vogal o fechada (ô). A palavra fôra, com acento circunflexo está errada.

preposição Com exclusão de; além de; exceto: deram-lhe todo o dinheiro, fora os lucros, que foram depositados.

Resposta: "Fora" é uma das formas verbais do pretérito mais-que-perfeito, que se usa quando se relata um fato acontecido antes de outro fato passado. Ou seja: é o pretérito do pretérito.

Expressão usada para indicar que não se sabe sobre algo. Me atualize, não quero estar por fora do assunto.

EXPRESSÕES Ir à forra : cometer um ato de vingança; vingar-se.

SubstantivoEditar

SingularPlural
Masculino
Femininofoi foifois fois
Comum aos dois géneros/gêneros

“Muitos de nós foi à festa”?; “Muitos de nós foram à festa”?; ou “Muitos de nós fomos à festa”? Pois bem, quando isso ocorrer, o verbo tanto poderá concordar na terceira pessoa do plural (“Muitos de nós foram à festa”) quanto com os pronomes “nós” ou “vós” (“Muitos de nós fomos à festa”).

Refira-se ainda que construção «não fora» é equivalente a «se não fosse» ou «não fosse», que têm o mesmo comportamento com orações: 4 – «Se não fosse/Não fosse os polícias estarem distraídos, ter-me-iam apanhado.»

O contrário de fora é: Contrário de no exterior: 1 dentro, interiormente, no interior, incluso, incluído, incorporado, entre, no íntimo, no meio.

Alguns advérbios de lugar são “perto”, “longe”, “dentro”, “fora”, “aqui”, “ali”, “lá” e “atrás”. Exemplos: Demorou, mas chegou longe!

O uso da forma verbal “fora”, nesse caso, está indevido (a forma adequada seria “foi”).

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

A Norma Gramatical Portuguesa reconhece sete grupos de advérbios: de lugar, de tempo, de modo, de negação, de dúvida, de intensidade e de afirmação.

De acordo com as circunstâncias que exprimem, os advérbios podem ser de modo, intensidade, lugar, tempo, negação, afirmação, dúvida, entre outros.

Acima, escrito junto, é um advérbio usado para demonstrar uma posição superior ou situação de maior importância. Por exemplo: “veja o cartaz acima e confira as regras”. Enquanto a cima, separado, é sinônimo de para cima. Exemplo: “o garoto olhou a mãe de baixo a cima”.

1. Tô fora. Expressão utilizada para recusar alguma coisa. -Se a mercadoria não tiver garantia eu tô fora, não vou comprar.