Qual plástico solta bisfenol?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

A substância conhecida popularmente por bisfenol A (BPA) é utilizada principalmente na fabricação de plásticos policarbonatos e vernizes epóxi.

O Policarbonato (PC) mais utilizado é o Bisfenol A (BPA), é empregado em embalagens de alimentos em geral, óculos de sol, cd's, etc. Já está comprovado que a presença de BPA no organismo está associada a doenças cardiovasculares e diabetes, portanto este plástico pode trazer danos à nossa saúde.

O polipropileno é um dos plásticos que não faz mal à saúde.
Isso ocorre por ele ser o único composto que é livre de BPA, um composto usado na fabricação de policarbonato. A ausência do BPA faz com que o polipropileno seja mais seguro para o ato de acondicionar alimentos.

Esse composto está presente em recipientes de alimentos e bebidas, como mamadeiras, embalagens plásticas e copos infantis. Além disso, pode ser encontrado no revestimento interno de enlatados, garrafas reutilizáveis de água (do tipo squeeze) e garrafões de água mineral.

Os pesquisadores concluíram que os probióticos “… reduziram a absorção intestinal, facilitando a excreção do BPA, e que esses probióticos podem suprimir os efeitos adversos do BPA na saúde humana”. Três isolados de Bacillus pumilus foram demonstrados capazes de degradar o BPA.

5 – PP Polipropileno: Ele é utilizado para a fabricação de recipientes de alimentos como ketchup, iogurte e margarina, de produtos químicos e remédios, entre diversos outros. 6 – PS Poliestireno: Usado em copos e pratos descartáveis, pote para iogurte, bandejas e embalagem para ovos.

A numeração é referente à origem do material, a classificação 7 é dada às embalagens de Policarbonato, feitas a partir da substância Bisfenol A (BPA). Recipientes com este símbolo (7) são tóxicos, pesquisas comprovam que a presença de BPA no organismo está associada a doenças cardiovasculares e diabetes.

Portanto, todos os produtos comercializados pela empresa são BPA Free, o que significa que são feitos de maneira 100% livre do Bisfenol A e que ainda que aquecidos não vão liberar de forma alguma este componente químico.

Procure produtos com a indicação “BPA-Free” ou “livre de BPA”.

O primeiro deles é o polipropileno (PP), um polímero que se destaca por ser inquebrável, transparente, brilhante e rígido. Por conta dessas características, o material é amplamente utilizado em filmes para embalagens de alimentos, embalagens industriais, potes e seringas descartáveis.

Plásticos feitos com Bisfenol A podem causar câncer.

Os novos dados apontaram que a ingestão de 90 microgramas por dia já é perigosa para a saúde de uma pessoa que pesa até 60 quilos, por exemplo. Por causa disso, os cientistas recomendam que as pessoas evitem usar utensílios de plástico na preparação de alimentos quentes.

O aquecimento de recipientes plásticos contendo alimentos pode liberar substâncias nocivas com potencial de causar câncer, como a dioxina, o bisfenol A (BPA) e os ftalatos.

PP (Polipropileno): Presente em tampas de garrafas, recipientes de plástico, pratos de plástico. Eles são os plásticos mais seguros.

Polietileno tereftalato (PETE ou PET):
Ele é relativamente seguro e é projetado para que as embalagens sejam utilizadas apenas uma única vez.

Se você está se perguntando qual plástico pode ir ao microondas, a resposta é: polipropileno. O plástico polipropileno é o tipo de plástico que é seguro para usar no microondas, desde que você verifique se o recipiente tem o símbolo de “microwave safe” nele, ou o número 5 dentro de um triângulo.