Qual plástico não pode ir no microondas?

Perguntado por: ozanette . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Tendo em vista que, em sua composição não são produtos atóxicos como o 5 PP, por isso mesmo, acabam liberando substâncias prejudiciais para a saúde quando aquecidos. O ideal é evitar fazer uso de plásticos com numeração 3, 6 e 7 para armazenar a sua comida do dia a dia.

Para utilizar o forno micro-ondas, o ideal é sempre priorizar recipientes de vidro ou de porcelana, que possuem menor teor de liberação de substâncias danosas. Os potes de plástico possuem moléculas como os ftalatos e o BPA que podem provocar danos ao ser humano.

A numeração é referente à origem do material, a classificação 7 é dada às embalagens de Policarbonato, feitas a partir da substância Bisfenol A (BPA). Recipientes com este símbolo (7) são tóxicos, pesquisas comprovam que a presença de BPA no organismo está associada a doenças cardiovasculares e diabetes.

Se você está se perguntando qual plástico pode ir ao microondas, a resposta é: polipropileno. O plástico polipropileno é o tipo de plástico que é seguro para usar no microondas, desde que você verifique se o recipiente tem o símbolo de “microwave safe” nele, ou o número 5 dentro de um triângulo.

Se for utilizar recipientes de plástico, nunca utilize os marcados com o número de reciclagem 3 e 7 (que aparece no fundo dentro de um triângulo de reciclagem), pois significa que muito provavelmente tem bisfenol A. Os marcados com os números 1, 2, 4 e 5 não contêm BPA, mas não estão livres de outros produtos químicos.

PP (número 5)
O plástico PP, também chamado polipropileno, é atóxico, transparente e termoplástico, o que permite que ele seja moldado quando está em altas temperaturas.

O polipropileno ou PP é um polímero termoplástico produzido a partir da polimerização do gás propileno ou propeno. Trata-se de um tipo de plástico que pode ser moldado quando submetido a temperatura elevada, por isso é classificado como um termoplástico.

Qualquer produto feito de plástico duro e transparente provavelmente é feito do policarbonato, a menos que o fabricante declare especificamente que o produto é livre de BPA.

Conheça mais sobre potes para micro-ondas
As vasilhas para micro-ondas da Tupperware® são capazes de suportar altas temperaturas sem sofrer qualquer derretimento ou deformação. Alguns dos produtos possuem fechamento por válvula e vedação hermética, o que preserva o sabor original do alimento.

Os pratos e porcelanas também podem ir no aparelho, desde que não tenham detalhes metálicos. Outra opção são os potes feitos com plástico polipropileno, que é o material mais comum utilizado em marmitas de plástico. Esse tipo de material costuma ser mais resistente, podendo suportar temperaturas altas e baixas.

PVC (Policloreto de vinila) – pode liberar compostos tóxicos, como dioxinas e ftalatos, durante a produção, uso e descarte. Policarbonato – contém bisfenol A (BPA), que pode se propagar durante o aquecimento do plástico. Poliestireno – pode liberar estireno, um produto químico considerado tóxico e cancerígeno.

Como saber se a embalagem plástica contém BPA, ftalatos ou estireno? Se na embalagem plástica, na parte em que é possível encontrar aquele símbolo de reciclagem, houver os números 3 ou 7, é porque contém o bisfenol A, ftalatos ou estireno. Portanto, observe atentamente antes de comprar ou utilizar estas embalagens.

O cozimento eficiente e perfeito deve-se ao fato do filme de poliéster ajudar a manter o calor dentro da embalagem, evitando ainda o ressecamento do alimento. Os filmes PET da Terphane para 'oven bags' têm aprovação para contato com alimentos, inclusive para ir ao forno.

Na prática, uma das formas de identificar os tipos de plásticos é pela aplicação. Por exemplo, um tubo de água ou esgoto geralmente é feito de polímero PVC, copos descartáveis normalmente são feitos em PS ou PP. Então, dependendo da aplicação já é possível ter noção de qual tipo de plástico é feito o produto.

A maioria dos potes de vidro podem ser utilizados no micro-ondas para aquecimento de alimentos, porém se você vai fazer uma receita mais complexa, que demande um tempo maior dentro do aparelho, é sempre importante optar por itens com vidro refratário ou que tenham a recomendação do fabricante de uso no micro-ondas.

Quase no final da lista dos tipos de plástico temos o Poliestireno, o pior dos plásticos a nível de saúde, contaminação das águas e poluição direta. Este material leve, capaz de isolamento térmico, de muito baixo custo tanto em produção como revenda, flexível, e a moldável sob a ação do calor.