Qual planta representa Iansã?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Pitangueira, Eugenia uniflora, tem como regente a Orixá Iansã, elemento fogo. Suas folhas são utilizadas para abris caminhos, conforme Oxóssi (2020, p.

As filhas e os filhos de Iansã
São extremamente inteligentes e estão sempre em busca do conhecimento, tal qual Iansã. São também muito intensos e com dificuldade de dominar seus impulsos, seja de amor, de ódio ou de raiva. Oiá é muito protetora, guardando todos os seus filhos e filhas das tempestades da vida.

Oferenda. A senhora das emoções intensas recebe com prazer velas brancas, amarelas e vermelhas. Também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas, que devem ser deixados em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.

- Aroma: erva de santa barbara rosa branca, acácia, cordão de frade. Composição: careta de bambu, pós de carvão e casca de coco, aglutinante Jigat e essência. Modo de usar: acenda a ponta da vareta.

Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p. 191).

YÁNSÀN - YANSÃ: Maçã, atrai vitalidade e dinamismo. Deve ser usada para esquentar as paixões. SÀNGÓ - XANGÔ: Almíscar, ativa o poder liderança e sedução.

Yansã é a guerreira dona dos ventos e raios. Rege a sedução, paixão e também os espíritos dos mortos. Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe acarajé ou bobó de camarão. Seus números para sorte: 4, 9 e 11.

Iansã é o orixá dos ventos, dos raios, das tempestades. É representada sob a forma de uma guerreira empunhando uma espada, sempre disposta a lutar por aquilo que considera justo. Sua cor é o Amarelo na Umbanda e o Vermelho no Candomblé. E seu símbolo é o Leque de Pena.

IANSÃ - 22/11 a 21/12
Combina com os filhos de: Ogum, Xangô e Oxóssi.

Ela é uma mulher que vai à luta e não tem medo de julgamentos. Apesar de se apaixonar com frequência e se entregar completamente ao amor quando o encontra, a Orixá é bastante fiel aos seus relacionamentos. As histórias da Umbanda contam que sua grande paixão foi Xangô.

Iansã, me protege de todos os males, guia meus passos rumo à vitória e me guarde dos inimigos. Sou filha de Iansã: não tem trovão que me assuste ou batalha que eu não possa enfrentar. Quando os tambores tocam, eu danço feliz, pois sei que Iansã é a luz que me guia.

Búfalo

Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã.

Os filhos de Iansã detestam pessoas grudentas demais e que tirem sua liberdade, a dependência no amor é algo que lhes assusta.

Divindade também responsável por conduzir os espíritos após a passagem para o mundo espiritual (pós-morte), Iansã carrega uma adaga (espada) e um eruexim. Sua oferenda mais conhecida é o acarajé, feito com um bolinho de feijão -fradinho frito no azeite de dendê. Pode-se acender uma vela vermelha ou marrom.

Um dos perfumes que melhor representa a sensualidade de Iansã que posso indicar neste breve artigo é Allure Sensuelle de Chanel, com sua carga picante e sensual assim como o arquétipo de Iansã.

As pedreiras, por exemplo, são campos de força de Xangô, Iansã e Egunitá.

Quarta-feira: Xangô, Iansã, Obá. Xangô é um dos orixás mais poderosos, deus do raio, do fogo, do trovão.

Se você convive com um filho de Iansã, o ideal é não gritar e nem tentar controlá-lo. Assim, você evita explosões desnecessárias. Provavelmente essa é uma das piores características deles, mas é uma das principais e você precisará aprender a conviver com ela.