Qual planta que floresce só em um determinado período do dia?

Perguntado por: yramos . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

Plantas de dia-curto são as que florescem quando a duração do período iluminado é inferior a um determinado número de horas, denominado fotoperíodo crítico. Em geral, essas plantas florescem no início da primavera ou do outono; exemplos de plantas de dia-curto são o morangueiro e o crisântemo.

Plantas de dia-curto: são aquelas que florescem quando o período iluminado tem duração menor que um dado número de horas, o que recebe o nome de fotoperíodo crítico. Normalmente, tais plantas florescem no início do outono ou da primavera, como é o caso do morangueiro.

Fotoperiodismo é a regulação da fisiologia ou do desenvolvimento em resposta à duração do dia. O fotoperiodismo permite que algumas espécies de planta floresçam—ativem o modo reprodutivo—somente em alguns períodos do ano.

GAZÂNIA

GAZÂNIA - Flor conhecida como FUNCIONÁRIA. Abrem durante o dia e fecham à noite.

Mimosa pudica

A dormideira, de nome científico Mimosa pudica, é uma planta sensitiva e não carnívora. Esse pequeno arbusto cresce facilmente em qualquer tipo de solo. Quando tocadas, suas folhas se fecham imediatamente, fazendo um movimento muito curioso. Elas também fazem isso quando há muito sol, anoitece e há muito vento.

Entre as plantas de dia curto, podemos citar o morangueiro, que floresce normalmente na primavera e outono. As plantas de dia longo são aquelas que dependem de iluminação por tempo superior ao seu fotoperíodo crítico. Elas florescerem principalmente no verão. Como exemplo, podemos citar a alface.

No caso das plantas, isso é preponderante já que, durante o dia, elas têm um aporte de energia do sol através da fotossíntese (com a conversão dessa energia do sol) e à noite, não tendo mais essa energia, elas precisam utilizar as suas reservas.

Plantas que dão flores o ano todo

  • Lavanda. ...
  • Begonia semperflorens ( cerosa) ...
  • Maria sem vergonha. ...
  • Bela Manhã – Convolvulus. ...
  • Verbena.

gerânio

Uma das plantas que florescem o ano todo é o gerânio. Sua popularidade a converte em uma das mais vistas por todas as casas e varandas. Além de tudo, é perfeita para aquelas pessoas que começam no mundo da jardinagem, já que não necessita de muitos cuidados para se manter em bom estado.

Se a planta estiver em canteiro, regue de duas a três vezes por semana, de acordo com a incidência de sol. Já se tiver plantado a onze-horas em vaso ou jardineira, diminua as regas para uma ou duas vezes por semana. Prefira cultivá-la em ambiente externo porque suas flores atraem abelhas.

Esse processo, diferentemente da fotossíntese, não necessita de luz. Sendo assim, ocorre durante todo o dia e noite. Muitas pessoas acreditam que as plantas realizam a respiração apenas durante a noite, quando não há luz para realizar fotossíntese. Entretanto, essa afirmativa é incorreta.

O fitocromo é um pigmento comumente presente nos tecidos das plantas, é a molécula fotorreceptora que detecta as transmissões entre a luz e o escuro.

Os vegetas precisam de luz para realizar a fotossíntese – produzindo açúcares da água e dióxido de carbono no ar para se alimentar. Se a luz do sol estiver diretamente acima delas, as plantas crescerão em direção a ela.

O nome se deve ao fato de suas flores abrirem apenas no final da tarde ou à noite e exalarem um aroma que perfuma todo o ambiente. Como a função desse perfume é atrair polinizadores, as flores abrem nesse período devido aos hábitos noturnos do principal inseto que a ajuda nessa tarefa: a mariposa.