Qual planta Jesus amaldiçoou?

Perguntado por: esales . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

figueira

A figueira descrita nesse relato tinha a aparência de ser uma árvore fértil, mas não tinha produzido nenhum fruto. Uma das razões pelas quais o Salvador pode ter amaldiçoado a figueira foi para ensinar Seus discípulos a respeito dos corruptos líderes religiosos judeus.

Entendemos com o Mestre, que “a figueira que secou é o símbolo dos que apenas aparentam propensão para o bem, mas que, em realidade, nada de bom produzem”. Simboliza também todos aqueles que tendo meios de ser úteis, não o são. São apenas árvores cobertas de folhas, porém baldas de frutos…

O erro da figueira seca, não foi estar desprovida de frutos, pois não era tempo de dar frutos naquele momento. Mas o problema foi querer ser mais, ou parecer ser mais do que as outras figueiras, sem ser. A parábola da figueira estéril nos dá um importantíssimo ensinamento.

Algumas plantas são popularmente assumidas como citadas na Bíblia, como por exemplo, a abóbora, o funcho (erva-doce), a cânfora, a calendula e o sorgo. Porém nas fontes bíblicas consultadas, essas plantas não estavam mencionadas, mas espécies próximas ou semelhantes foram encontradas nos textos.

A figueira

A figueira acompanha a história da humanidade desde o começo dos tempos, conforme descrito pela Bíblia. Foi a primeira planta descrita no livro sagrado para os cristãos.

Essa parábola, sem dúvida, enfatiza a responsabilidade humana. Deus é soberano e a Bíblia ensina claramente a doutrina da justificação pela graça mediante a fé, mas isso não anula a responsabilidade do homem. O homem, depravado e corrompido pelo pecado, não poderá culpar Deus pela sua negligência.

A explicação é que a figueira não floresce como as demais árvores frutíferas, mangueiras e macieiras, por exemplo. As flores da figueira são invertidas. Isso quer dizer que essas flores se abrem dentro de um receptáculo em formato de pêra, que amadurece e se transforma no figo propriamente dito.

O tipo de constituição: uma videira para dar fruto precisa de temperaturas mais baixas, serenas. Já uma figueira produz em temperaturas mais quentes, no calor.

figo

A muda de figueira é uma árvore exótica oriunda do Oriente Médio. Essa árvore frutífera se popularizou no território nacional por se adaptar facilmente ao clima brasileiro tendo preferência por climas mais amenos, também produz o figo, fruto muito apreciado na culinária brasileira.

Na Bíblia, a figueira aparece como um elemento muito utilizado no ensino de Deus para nossas vidas, no propósito, no arrependimento e no cuidado. Através dela, podemos conhecer princípios importantes relacionados ao nosso relacionamento com o Deus.

Com o passar dos anos esta árvore ganhou um significado, transmutando-se para Símbolo de Prosperidade, Abundância, Castidade, Segurança, Imortalidade e Paz, uma vez que acredita–se ter conexão com o Sagrado. Na Bíblia ela é a terceira a ser citada no Antigo Testamento.

Cafarnaum

Apesar dos muitos milagres aqui realizados, as pessoas em geral rejeitaram o ministério do Salvador. Jesus, portanto, amaldiçoou a cidade (Mt. 11:20, 23–24). Com o passar do tempo, Cafarnaum se transformou em ruínas e permanece desabitada.

Teve, então, a idéia de subir numa árvore para matar a sua curiosidade. Quando o viu, Jesus lhe disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria.

Mas você sabia que a figueira primeiro produz o fruto e depois é que nascem as suas folhas? Ou seja, mesmo fora de época uma figueira com folhas traz a promessa de conter frutos!

Características botânicas: Arbusto perene, semi-herbáceo, vigoroso, ereto, ramificado, até 3 m de altura. As folhas são inteiras ou com vários recortes, grandes, de até 35 cm de comprimento, ovalado-orbiculares e pubescentes.