Qual planta é antibiótico natural?

Perguntado por: ealegria7 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Se você tem folhas ou saquinhos de chá Echinacea, essa erva contém fortes propriedades antibióticas e antivirais. Ela pode até mesmo ajudar a aliviar os sintomas da gripe e resfriado naturalmente.

De acordo com estudos científicos, o abacate é um alimento fundamental para a obtenção de extratos eficazes contra bactérias multirresistentes a antibióticos, como certos tipos de estafilococos. O abacate chileno, encontrado em florestas tropicais é considerado o saudável dentro das variação da fruta.

Quando administrados junto a antibióticos, compostos presentes no chá são mais eficazes no tratamento de microrganismos resistentes. Um estudo da Universidade de Surrey, no Reino Unido, indicou que componentes presentes no chá verde podem ser úteis no combate a bactérias super resistentes.

Planta terramicina ou penicilina (Alternanthera brasiliana)

Os 7 melhores antibióticos naturais

  • Cúrcuma. Para muitos, nenhum outro alimento tem atividade antibiótica maior que a cúrcuma (açafrão-da-terra). ...
  • Limão. A elevada percentagem de potássio e vitamina C do limão faz com que seja um forte antibacteriano. ...
  • Mel. ...
  • Alho. ...
  • Cebola. ...
  • Gengibre. ...
  • Alecrim.

O gingerol é o principal componente que faz do gengibre um dos melhores alimentos anti-inflamatórios. Muito utilizado para problemas digestivos e respiratórios, como gripes e resfriados, o gengibre pode ser consumido em forma de pó, pedaço e lascas.

Folhas com 4-15 cm de comprimento, 3-6 cm de largura, pecioladas, opostas, acuminadas no ápice, glabras ou pubescentes, margens inteiras, verdes até violáceas.

Se você tem folhas ou saquinhos de chá Echinacea, essa erva contém fortes propriedades antibióticas e antivirais.

O alho é um antibiótico natural extremamente eficaz à nossa saúde. Ele é um antimicrobiano com efeitos benéficos ao coração e circulação, além de possuir propriedades antissépticas, diuréticas e de combate à febre. Ele ajuda, por exemplo, a evitar resfriados e na evolução da arteriosclerose.

A atividade física é a melhor forma de combater a inflamação no corpo. A atividade física é a melhor forma de combater a inflamação no corpo. O exercício diário é ótimo para bombear o fluido linfático e estimular a circulação.

As infecções fúngicas são normalmente tratadas com medicamentos antimicóticos, os quais são geralmente aplicados diretamente na área afetada (chamados medicamentos tópicos). Os medicamentos tópicos podem incluir cremes, géis, loções, soluções ou xampus. Medicamentos antimicóticos também podem ser tomados por via oral.

Os antibióticos podem eliminar uma infecção, mas também podem matar bactérias boas, criando uma oportunidade para uma infecção secundária potencialmente fatal. A exposição repetida a antibióticos também pode gerar bactérias resistentes aos medicamentos.

Chá de açafrão – O chá de açafrão deve ser preparado com os filamentos vermelhos presentes no centro das flores, de onde são extraídas as substâncias com propriedades medicinais. Ingredientes: 1 colher (de chá) de filamentos de açafrão; 500 mL de água.

Conheça alguns remédios naturais que combatem bactérias

  • O chá, a cerveja, o mel e as esponjas marinhas têm muito mais em comum do que pode parecer. ...
  • · Mel. ...
  • · O lúpulo da cerveja. ...
  • · Chá ...
  • · Esponjas marinhas.

Basta você deixar um dente de alho, cortado ou picado, em um copo de água, á noite. No dia seguinte, tome esse copo de água, em golinhos, durante o dia. Lembrete!

No caso de infecção por bactérias, é recomendado o uso de antibióticos, que é definido pelo médico de acordo com o perfil de sensibilidade da bactéria. No caso de infecção por fungos, é indicado o uso de antifúngicos de acordo com o resultado do antifungigrama.

1- Mel, antibiótico natural
Poucos remédios naturais têm um uso tradicional tão longevo como o mel. "O mel foi foi utilizado durante milhares de anos para tratar feridas e, de fato, já é usado em hospitais para tratar pacientes com infecções quando antibióticos não são o suficiente", explica Les Baillie.

Confira algumas dicas gerais de como utilizar o extrato de própolis: Com efeito de regeneração dos tecidos, cicatrização e espinhas, a recomendação é aplicar 1 ou 2 gotas do extrato de própolis sobre a ferida sempre que trocar o curativo, ou diretamente na espinha até 5 vezes por dia.