Qual plano da Unimed cobre cirurgia bariátrica?

Perguntado por: eilha . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Portanto, se o paciente possui plano hospitalar, com ou sem obstetrícia, ou plano referência (engloba assistência médico-ambulatorial e hospitalar com obstetrícia e acomodação em enfermaria), a Unimed é obrigada a cobrir cirurgia bariátrica.

Se você contratou um plano de saúde já em estado de obesidade mórbida, sua situação será definida como uma pessoa portadora de lesão ou doença preexistente, conforme o item 3 da tabela acima. Sendo assim, será preciso aguardar 2 anos (24 meses) para poder realizar a cirurgia bariátrica pelo plano de saúde.

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS, o tempo de autorização de cirurgia por parte das operadoras é de, no máximo, 21 dias.

Tratamentos com finalidade estética, cosmética ou para alterações somáticas. Vacinas, medicamentos e materiais cirúrgicos que não sejam ministrados em internações ou em atendimentos em pronto-socorros. Necropsias, medicina ortomolecular e mineralograma de cabelo.

A cirurgia bariátrica é recomendada para indivíduos obesos com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40, por exemplo, uma pessoa de 1,70 metro e 116 quilos ou pessoas que tenham IMC acima de 35, por exemplo, uma pessoa de 1,70 metro e 102 quilos que tenha doenças associadas, como diabetes, colesterol alto, ...

Por isso, todos os planos de saúde, incluindo o SUS – Sistema Único de Saúde – que se trata de um órgão público e completamente gratuito, são obrigados a cobrir a cirurgia plástica abdominoplastia, nesses casos.

Veja a lista de cirurgias que a Unimed cobre

  • Cirurgias não éticas ou ilegais, como a realização de um aborto sem necessidade médica;
  • Cirurgia para mudança de sexo;
  • Procedimentos cirúrgicos, sejam eles pré ou pós operatórios, relacionados a transplantes de órgãos, exceto no caso de transplantes de rins ou córneas.

Para que a cirurgia possa ser realizada, o paciente precisa solicitar a autorização do plano de saúde, munido de relatório médico com a indicação clínica para o procedimento.

No geral, a Unimed cobre bariátrica, bem como a cirurgia bariátrica plano de saúde Amil é permitida. Lembrando que somente após o médico solicitar e dentro das regras estipuladas no convênio médico. Outros planos de saúde também oferecem a cobertura.

É um procedimento não cirúrgico, feito através de endoscopia, que reduz o tamanho do estômago em até 60%.

O preço da cirurgia bariátrica pode variar entre 20.000 a 40.000 reais, sendo que esse valor pode mudar de acordo com o tipo de cirurgia e a região e/ou local onde será feita.

Médico Endocrinologista
É ele que, muitas vezes, irá indicar a cirurgia ao paciente, baseado em seu histórico médico. Para uma pessoa ser encaminha à cirurgia bariátrica deve possuir um IMC maior do que 30 em casos de diabetes não controlada ou IMC acima de 35 com comorbidades ou, ainda, IMC acima de 40.

Comprovação de falha no tratamento clínico realizado por, pelo menos, 2 anos; Diagnóstico de obesidade mórbida instalada há mais de cinco anos; Possuir Índice de Massa Corpórea (IMC) entre 35 Kg/m2 e 39,9 Kg/m2, com comorbidades que ameacem a vida; Não ser paciente psiquiátrico ou usuário de drogas e álcool.

Neste caso, você pode entrar com uma ação contra a operadora de saúde e pedir a realização da cirurgia, o reembolso de custos com o procedimento que foi negado e, ainda, uma compensação.

Passo 1: o primeiro passo para realizar a cirurgia bariátrica é o paciente decidir procurar ajuda médica para informações sobre o procedimento.

60 dias para consultas e exames de rotina; 90 dias para terapia simples, fisioterapias e tratamentos ambulatoriais; 180 dias para internações clínicas e cirúrgicas, para exames de alta complexidade, inclusive para transplante de rim e córnea; 300 dias para partos a termo.

A lipoaspiração tem foco na estética e não na saúde e por isso não está no Rol. A Unimed não cobre a lipoaspiração, mas você consegue ter vantagens mesmo assim. Com o plano, você consegue realizar consultas e também os exames pré-operatórios.

O plano de saúde cobre cirurgia de diástase abdominal porque ela faz parte do rol de procedimentos ANS. Para que isso ocorra, o paciente deve atender alguns critérios que vamos esclarecer a seguir. Mas antes disso, é importante que você entenda o que é a diástase abdominal.

Plano Unimed Top: Este é o plano mais completo oferecido pela Unimed, com cobertura para tratamentos de alta complexidade, como tratamentos oncológicos, além de outros benefícios adicionais, como acompanhamento nutricional e programas de prevenção de doenças.