Qual planeta virou estrela?

Perguntado por: aluz . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

Júpiter é um planeta estável e não seria uma colisão tão pequena que faria diferença. Para Júpiter se transformar em uma estrela seria necessário uma massa adicional de 80 vezes a sua massa. Nem se juntássemos todos os corpos do Sistema Solar (exceto o Sol), chegaríamos nesse número!

Júpiter Estelar hipotético já teria massa suficiente para começar a fundir hidrogênio em Hélio mas em comparação com o sol ele não seria capaz de virar tanta energia o que faria com que a nossa nova estrela fosse mais fria e. portanto mais vermelha. as estrelas mais quentes são mais.

Com temperatura e ambiente estáveis, é possível que Vênus tenha abrigado água e permitido que a vida surgisse. Mas algo aconteceu há 700 ou 750 milhões de anos atrás: uma liberação de dióxido de carbono das rochas transformou o clima de Vênus.

Podemos ver cinco planetas do Sistema Solar a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. O mais legal é que, às vezes, alguns deles ficam mais perto uns dos outros em uma fila que atravessa a abóbada celeste. Mas para observá-los é preciso saber quando aparecerão.

Por que Júpiter é perigoso
Júpiter é muito maior do que a Terra (tem cerca de 300 vezes mais massa do que nosso planeta). Ainda assim, dá uma volta em torno de si mesmo em apenas 10 horas, o que gera um campo magnético descomunal em sua volta (20 mil vezes mais forte que o da Terra!).

Os planetas só brilham devido à luz solar que refletem. Se um planeta vai ser visível ou não depende da posição dele em relação ao Sol. Podemos ver até cinco planetas sem telescópio: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.

Após percorrer pouco mais de 150 quilômetros através da atmosfera jupteriana, a gente se depararia com temperaturas de mais de 150 °C e pressão equivalente a 23 atmosferas terrestres. Depois de 500 quilômetros, chegaríamos a uma camada de nuvens de amônia e perderíamos quase que completamente a visibilidade.

Sirius

Você sabe qual é a estrela mais brilhante no céu noturno da Terra? A resposta é Sirius, estrela tão luminosa que, quando o assunto é brilho, fica atrás somente da Lua e de alguns planetas, como Vênus por exemplo.

Sirius: a estrela mais brilhante do céu noturno
Sirius faz parte da constelação Cão Maior e é oficialmente chamada Alpha Canis Majoris em função de sua posição na constelação. Sirius A tem magnitude aparente de -1,46 (quanto menor o número, maior o brilho) e brilha 20 vezes mais que o Sol.

Vênus

O mais brilhante dos planetas, Vênus excepcionalmente pode ser avistado durante o dia. Sua cor é branco-azulada e seu brilho aparente só é superado pelo Sol e pela Lua.

No início da noite, Júpiter será visível na direção oeste à meia-altura; põe-se no horizonte oeste à meia-noite. Saturno será visível somente de madrugada, pouco antes do nascer do Sol, na direção leste.

Não é incomum conseguir enxergar o gigante gasoso no céu sem o uso de telescópios: todo ano, por ser extremamente brilhoso, o planeta aparece como uma "estrela" bastante destacada das demais no céu.

Praticamente todos os seres vivos seriam extintos. Talvez alguma espécie abissal poderia sobreviver, uma vez que esses seres têm a vida baseada na quimiossíntese. Além disso, no instante em que a Terra parasse de girar, ela sairia de uma velocidade de aproximadamente 1.675 km/h (em uma latitude de 45°) para zero.

O radar da Venera 7 detectou ventos de mais de 100 quilômetros por hora. Foi o primeiro artefato humano a pousar suavemente em outro planeta e conseguir transmitir informações durante certo tempo. A Venera 8 pousou em Vênus em 6 de dezembro de 1970, sobrevivendo por 50 minutos.

Para começar, a atmosfera de Vênus é tóxica e cheia de dióxido de carbono, além de ter nuvens amareladas compostas de ácido sulfúrico que guardam calor. É o planeta mais quente do nosso sistema solar, mesmo Mercúrio estando mais próximo do Sol.

Através dos telescópios, é possível observar em detalhes os planetas do Sistema Solar, em especial Marte, Júpiter e Saturno. Vênus e Mercúrio, pelo fato de estarem muito próximos ao Sol, só são visíveis próximos ao horizonte e em poucas épocas do ano.

Alfa Centauri

A mais brilhante estrela é Alfa Centauri (ou Alfa do Centauro). É a estrela mais próxima da Terra, com exceção do Sol. Enquanto o último está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros de nosso planeta, Alfa Centauri fica a quarenta trilhões de quilômetros de nós.

Nesta tarde, Mercúrio, Júpiter, Vênus, Marte e Urano aparecerão juntos no céu. Você poderá vê-los através de uma transmissão online do projeto Virtual Telescope.