Qual planeta venta mais?

Perguntado por: yteixeira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

HD 189733b, a 63 anos-luz da Terra, tem ventos 20 vezes mais velozes do que os já registrados em nosso planeta. Pesquisadores britânicos descobriram um exoplaneta no qual os ventos sopram a uma velocidade de 8.690 quilômetros por hora, sete vezes acima da velocidade do som, e com temperatura ambiente de 1.200 graus.

ciclone

O tipo de vento mais perigoso é o ciclone, que consiste numa combinação de ventos e nuvens formadas nos oceanos das regiões tropicais.

Filipinas. Haiyan tocou terra inicialmente em Guiuan, província de Samar Oriental às 20:45 UTC trazendo consigo ventos máximos de 315 km/h, o mais forte já registrado na história.

Netuno

Uma das características mais marcantes de Netuno são os ventos fortíssimos, que podem chegar a 2.400 quilômetros por hora (os mais rápidos já detectados) e sopram para o oeste, na direção oposta à rotação do planeta.

Júpiter

A Grande Mancha Vermelha é uma região de alta pressão persistente na atmosfera de Júpiter, produzindo a maior tempestade anticiclônica do Sistema Solar. Localizada a 22 graus ao sul do equador de Júpiter, produz ventos de até 432 km/h.

Éolo

Deus e senhor dos ventos, a sua lenda é essencialmente de raiz e desenvolvimento grego, ainda que tenha sido assimilado pelos Romanos, que, no entanto, pouco ou nada alteraram à sua história e atributos divinos. Entre os Romanos, Éolo era filho de Júpiter e de uma ninfa chamada Melanipe.

Bóreas, Noto, Euro e Zéfiro. Norte, Sul, Leste e Oeste, respectivamente. Porém, outras definições, como de Hesíodo, que determina que os ventos são apenas três e filhos de Astreu e Eos, excluindo Euro dessa lista.

A cidade de Colina (SP), ficou em primeiro lugar no ranking aos 595 metros de altitude e 13,4 km/h de velocidade dos ventos. Em comparação com outras cidades da região, a diferença fica mais evidente. Santa Rita do Passa Quatro (SP) tem ventos de 5,6 km/h para 748 metros de altitude.

Parazinho, no Rio Grande do Norte, é uma cidade com cerca de 5.000 habitantes – não mais do que a soma dos moradores de alguns quarteirões de São Paulo ou do Rio de Janeiro.

Esses ventos sao originados nos jet streams. Correntes de ar em altitude superior a 20.000 pes ate 50.000 pes causadas pela diferenca de temperatura e pressao em diferentes areas. Normalmente se movimentam de oeste para leste. Jet stream existem no hemisferio Norte e Sul.

Além da proximidade com a Linha do Equador, as águas oceânicas do Brasil, mesmo as do litoral nordestino, não chegam à temperatura média de 26ºC. E é por isso que não temos furacão no Brasil.

Os ventos alísios é um tipo de vento constante e úmido que tem ocorrência nas zonas subtropicais em baixas altitudes. Ele sopra nos trópicos na região do Equador de leste para oeste e por serem úmidos provocam grande incidência de chuvas.

Bahia

O estado que tem mais vento no Brasil é a Bahia. E é um vento de interior. O litoral da Bahia não tem vento, ao contrário do Rio Grande do Norte e Ceará.

Furacão Harvey

Furacão Harvey
Ele estabeleceu o recorde de maior precipitação de um ciclone tropical nos Estados Unidos continentais, com quase 50 polegadas de chuva registradas em áreas do Texas. Estima-se que 27 bilhões de galões de chuva caíram no Texas e na Louisiana em seis dias. Causou danos de US$ 125 bilhões.

Do ponto de vista econômico, o Furacão Katrina, que atingiu os EUA em 2005, lidera a lista. Quando se trata do número de mortos, contudo, um furacão que atingiu o Mar do Caribe em 1780 e ceifou 22 mil vidas, fica em primeiro lugar.

Chuva de diamantes em Urano pode não existir — mas em Netuno, sim...

  • Planeta 9 pode ser finalmente encontrado — se ele possuir luas.
  • Como um planeta rochoso poderia "expulsar" a Terra do Sistema Solar.

Estima-se que existe uma probabilidade de 12% de um evento semelhante ao de 1859 ocorrer entre os anos de 2012 e 2022. A tempestade solar de 2012 teve uma magnitude similar, mas passou pela órbita da Terra sem acertar o planeta.

Quatro grandes ventos

  • Bóreas (N), o vento norte, frio e violento; em latim Aquilon.
  • Zéfiro (O), o vento oeste, suave e agradável; para os romanos Favonius.
  • Euro (L), o vento leste, criador de tempestades; para os marinheiros romanos Vulturnus.
  • Noto (S), o vento sul, quente e formador de nuvens; em latim Auster.

Zeus era considerado o deus dos fenômenos naturais, e era responsável pelos raios, trovões, chuvas e tempestades. Porém mais tarde, ele também se tornou o deus da justiça e da lei.

Os mitos gregos narram que Zeus se casou duas vezes. Primeiramente, casou-se com Métis, deusa da saúde, com quem teve uma filha chamada Atena. Depois, casou-se com Hera, deusa do casamento e das mulheres, e com ela teve Ares, Ilítia, Éris, Hebe, Hefesto e Angelos.

Continuar lendo Onde é a venta?