Qual planeta tem água fora da Terra?

Perguntado por: oveloso . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Uma equipe internacional de pesquisadores anunciou a descoberta do TOI-1452 b, um exoplaneta repleto de água que orbita uma das duas pequenas estrelas de um sistema binário localizado na constelação de Draco, a cerca de 100 anos-luz da Terra.

A partir do Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Também chamado de "Planeta Azul", recebe essa denominação posto que grande parte do planeta é formado por água.

A Nasa (agência espacial dos EUA) anunciou a descoberta de um planeta com tamanho parecido ao da Terra e que pode ser habitável. Chamado de TOI 700 e, o planeta orbita uma zona em que é possível haver água no estado líquido, crucial para a existência de vida como conhecemos.

Os cientistas já sabem há algumas décadas que existe água na Lua. Mas uma nova pesquisa, realizada por uma equipe de várias instituições da China e do Reino Unido, deu uma dimensão da quantidade encontrada no satélite natural da Terra: 300 bilhões de toneladas de água.

Existe água no estado líquido em Plutão e potencial para abrigar vida, ainda que remoto, não é impossível. Foi durante a análise da “Sputnik Platinia”, uma bacia em formato de coração, que a agência espacial americana conseguiu confirmar a existência de um oceano subterrâneo em Plutão.

A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou na 3ª feira (10. jan. 2023) a descoberta de um novo planeta habitável, o TOI 700 e. A novidade foi apresentada na 241ª reunião da American Astronomical Society, em Seattle.

Características. O planeta Netuno é composto, principalmente, de água muito quente, amônia e metano em seu núcleo, que tem aproximadamente o tamanho da Terra. A atmosfera é formada por hidrogênio, hélio e metano.

Encontrar oxigênio na atmosfera dos planetas é algo muito raro. Ainda assim o gás faz parte da composição atmosférica dos vizinhos Marte e Vênus, tendo sido encontrado também em Europa, uma das luas de Júpiter. No caso de Marte, o oxigênio corresponde a apenas 0,13% do gás na atmosfera.

Ela já foi encontrada no lado iluminado da Lua, em Marte e estudos sugerem que outros planetas e luas dentro e fora do Sistema Solar possuem água em maior quantidade do que no nosso planeta.

A busca por água em outros locais do Sistema Solar além da Terra deu um grande passo. Cientistas descobriram que, entre as cinco grandes luas de Urano (o planeta tem pelo menos 27 satélites), quatro podem conter oceanos com dezenas de quilômetros de profundidade.

A grande quantidade de água se encontra na forma de vapor, em volta de um quasar chamado APM 08279+5255. Um quasar é o núcleo de uma galáxia, confinado num espaço pequeno, em relação à sua massa, que abriga um buraco negro.

Chuva de diamantes em Urano pode não existir — mas em Netuno, sim!

Para sua surpresa, os cientistas descobriram ecossistemas vibrantes em volta dos respiradouros, repletos de organismos marinhos, como o peixe-caracol transparente e anfípodes — crustáceos que se parecem com pulgas — que nunca haviam sido vistos antes.

Os astrônomos já haviam descoberto três planetas no mesmo sistema, chamados TOI 700 “b”, “c” e “d” – este último, a exemplo do “TOI 700e”, também está localizado na zona habitável. Ele foi descoberto em 2020 e tem aproximadamente o tamanho da Terra.

No dia 30 de agosto ocorre mais uma superlua, e desta vez será uma superlua azul - porque toda segunda lua cheia no mesmo mês é chamada de lua azul. Para entender esses fenômenos é preciso conhecer a movimentação que a lua faz. Esse satélite natural dá uma volta inteira na Terra a cada 27,3 dias, segundo a Nasa.

A camada de gelo que compõe a superfície da lua tem entre 16 e 24 quilômetros de espessura, e o oceano sobre o qual ela provavelmente fica é estimado em 64 a 161 quilômetros de profundidade.