Qual planeta não tem atmosfera?

Perguntado por: philario . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 16 votos

Mercúrio

O planeta Mercúrio é o mais próximo do Sol. A sua principal característica são as elevadas temperaturas, provocadas especialmente pela sua proximidade com a estrela solar assim como pela ausência de uma camada de gases completa, como a atmosfera terrestre.

Mercúrio

A atmosfera de Mercúrio é basicamente composta por átomos de árgon, néon e hélio e apresenta uma pressão muito baixa, cerca de um bilhão de vezes menor do que a da Terra ao nível do mar.

Composição atmosférica: por estar tão próximo do Sol, a atmosfera de Mercúrio é bem instável e fraca, se comparada com a da Terra. Em geral, possui gases como hélio, sódio e oxigênio, com predomínio dos dois primeiros.

Vênus não tem satélites e o seu núcleo é composto por ferro com raio de cerca de 3 mil quilômetros, além de um manto com rocha derretida.

a Terra

O oxigênio é um dos quatro elementos químicos principais que garantem a vida como a conhecemos. E a Terra é o planeta do Sistema Solar que mais possui oxigênio, que constitui cerca de 20% de nossa atmosfera.

Por outro lado, considera-se que a Lua não possui atmosfera, pois ela não pode absorver quantidades mensuráveis de radiação, não parece possuir camadas ou auto-circulação e requer reabastecimento constante, dada a alta taxa em que a atmosfera é perdida para o espaço.

Composta principalmente por nitrogênio, metano e monóxido de carbono, a atmosfera de Plutão está, gradualmente, desaparecendo. Isso é o que indica um novo estudo, que aponta que esses gases estão reduzindo e voltando a formar gelo, à medida que o planeta anão se afasta cada vez mais do Sol.

Sua atmosfera é composta de 80% de hidrogênio, 18% de hélio e 2% de metano, o que a torna muito parecida com a de Urano, seu vizinho. Na mitologia, Netuno é o deus romano do mar e das fontes de água, filho de Saturno e de Ops, irmão de Júpiter e de Plutão.

Mercúrio não possui satélites conhecidos, assim como Vênus, e, por essa razão, são chamados de planetas sem lua. O movimento de rotação de Mercúrio está diretamente ligado ao período orbital, que gira uma volta e meia a cada órbita.

Kepler-186f

Kepler-186f é um exoplaneta que orbita a Kepler-186. Trata-se do primeiro planeta de tamanho semelhante ao da Terra, descoberto na zona habitável de uma estrela.

NETUNO

NETUNO. Translação: 164,79 anos Circunferência da órbita: 28.263.736.967 km Netuno leva 60.190 dias terrestres para completar uma volta ao redor do Sol. Ele realiza esse movimento a 19,5 quilômetros por hora, aproximadamente, sendo o planeta com órbita mais lenta do Sistema Solar.

A atmosfera de Urano é composta por 83% de hidrogénio, 15% de hélio, 2% de metano e pequenas porções de acetileno e outros hidrocarbonetos. O metano na alta atmosfera absorve a luz vermelha, dando a Urano a sua cor azul-esverdeada.

Sua atmosfera é bastante densa, composta por nitrogênio e metano. A superfície de Titã é comparada com a da Terra primitiva, embora seja muito mais fria.

Vênus é muito diferente da Terra. Não tem oceanos e está envolto por uma atmosfera pesada composta principalmente por dióxido de carbono e quase sem vapor de água. As suas nuvens são compostas por gotas de ácido sulfúrico.

Vénus

Vénus era conhecido nas civilizações antigas como a "estrela matutina" ou a "estrela vespertina".

Vênus

Vênus é conhecido como a Estrela da Noite porque ele é o planeta mais brilhante que pode ser visto da Terra. Sua espessa camada de nuvens é um excelente refletor da luz do Sol. Vênus e Terra têm tamanho, composição e massa similares.

Embora haja pouca possibilidade de existência de vida perto da superfície de Vénus, as altitudes de cerca de 50 km acima da superfície têm uma temperatura amena e, portanto, ainda existem algumas opiniões a favor dessa possibilidade na atmosfera do planeta.

Uma equipe internacional de pesquisadores anunciou a descoberta do TOI-1452 b, um exoplaneta repleto de água que orbita uma das duas pequenas estrelas de um sistema binário localizado na constelação de Draco, a cerca de 100 anos-luz da Terra.

A Nasa (agência espacial dos EUA) anunciou a descoberta de um planeta com tamanho parecido ao da Terra e que pode ser habitável. Chamado de TOI 700 e, o planeta orbita uma zona em que é possível haver água no estado líquido, crucial para a existência de vida como conhecemos.

A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou na 3ª feira (10. jan. 2023) a descoberta de um novo planeta habitável, o TOI 700 e. A novidade foi apresentada na 241ª reunião da American Astronomical Society, em Seattle.

de um programa de perguntas e respostas por não. responder quem são os habitantes da Lua é falso!