Qual planeta está visível hoje 2023?

Perguntado por: lassis . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

Quais planetas são visíveis durante o alinhamento dos planetas 2023? No dia 22 de julho, três planetas brilhantes - Mercúrio, Vênus e Marte - se alinharão no céu noturno. Procure os planetas no céu ocidental cerca de uma hora após o pôr do sol.

Nesta tarde, Mercúrio, Júpiter, Vênus, Marte e Urano aparecerão juntos no céu.

Planetas (18h – 05h): Mercúrio e Vênus estarão visíveis perto do horizonte oeste (região do pôr do Sol), no início da noite, apenas por meia-hora. Até à meia-noite, Saturno e Júpiter estarão visíveis, estando no topo do céu no início do mês e se aproximando da região oeste conforme o passar das noites.

Vênus

O mais brilhante dos planetas, Vênus excepcionalmente pode ser avistado durante o dia. Sua cor é branco-azulada e seu brilho aparente só é superado pelo Sol e pela Lua.

O céu noturno funciona como uma exibição natural de todos os tipos de corpos celestes. É possível ver estrelas, constelações, a Lua, meteoros e até mesmo os outros planetas. Por causa do brilho, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno podem ser vistos a olho nu.

Júpiter está a cerca de 965,6 milhões de quilômetros de distância de nosso planeta em seu ponto mais distante, disse a agência espacial. Júpiter está em oposição a cada 13 meses, o tempo que a Terra leva para orbitar o Sol em relação a Júpiter, de acordo com a EarthSky.

Lua e Planeta (17h – 20h). A Lua estará em conjunção com Vênus, na região da Constelação Ocidental de Gêmeos. Lua e Planeta (17h – 21h). A Lua estará em conjunção com Marte, na região da Constelação Ocidental de Touro.

Lua e Planeta (18h – 18h30). A Lua estará em conjunção com Mercúrio, bem próximo do horizonte oeste, na região da Constelação Ocidental de Peixes.

A Lua estará próxima do planeta Mercúrio, bem perto do horizonte oeste.

Vênus

Desses, o que se encontra mais próximo dos humanos é Vênus, localizado a uma distância aproximada de 61 milhões de quilômetros da Terra em seu ponto mais próximo, afirma a Nasa.

Para ver Vênus em seu brilho mais deslumbrante neste mês, tudo o que você precisa fazer é olhar para o noroeste após o pôr do sol.

Inverno 2023 começa na quarta-feira, dia 21 de junho — Observatório Nacional.

Aliás, esse brilho venusiano o faz ser confundido com uma estrela e muitos o chamam de Estrela D'Alva (aquela vista no alvorecer) ou Estrela Vésper (a primeira vista no período vespertino).

Vénus

Vénus atinge seu brilho máximo algumas horas antes da alvorada ou depois do ocaso, sendo por isso conhecido como a estrela da manhã (Estrela-d'Alva) ou estrela da tarde (Vésper); também é chamado Estrela do Pastor.

E para saber se o que estamos vendo é uma estrela ou um destes planetas, é preciso observar se o brilho é fixo ou cintilante. Como as estrelas têm luz própria, elas piscam, e por isso, seu brilho é cintilante. Já os planetas apenas refletem a luz do Sol, sendo assim, seu brilho é fixo.

Spica

Spica aparecerá diretamente abaixo de Vênus e da Lua. O cenário claro do crepúsculo pode tornar a estrela um pouco difícil de ver, portanto o uso de binóculos pode ajudar.

Sirius

Sirius, da constelação de Cão Maior, é a estrela mais brilhante do céu noturno visível a olho nu. O nome do astro vem do grego “seirios”, que significa “brilhante”. A estrela Sirius é também uma das mais próximas da Terra, situada a apenas 8,6 anos-luz.