Qual planeta aparece no céu?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Mercurio, Vênus, Marte e Saturno estarão visíveis após o pôr-do-Sol, na direção oeste.

Vênus

Vênus é conhecido como a Estrela da Noite porque ele é o planeta mais brilhante que pode ser visto da Terra. Sua espessa camada de nuvens é um excelente refletor da luz do Sol. Vênus e Terra têm tamanho, composição e massa similares.

Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Netuno e Urano se alinham esta noite – os outros planetas do nosso sistema solar já são atualmente visíveis no céu noturno. O sistema solar dará um show para os fãs do espaço esta semana com todos os sete planetas, exceto a Terra, visíveis no céu noturno.

planeta Vênus

O planeta Vênus possui um movimento aparente semelhante ao do planeta Mercúrio. Isso acontece porque esses dois planetas estão localizados entre o Sol e a Terra e por isso são chamados de planetas inferiores ou interiores. Mesmo assim, se comparado a Mercúrio, o planeta Vênus é o mais fácil de ser observado.

Atualmente, está um pouco mais do que meio iluminado e chegará ao meio iluminado – chamado de dicotomia pelos astrônomos – em 4 de junho de 2023.

Júpiter é especialmente visível devido ao seu tamanho — é o maior planeta do nosso sistema solar. Com um raio de 69.911 km, é 11 vezes mais largo que a Terra. Vênus, que tem aproximadamente o mesmo tamanho e densidade da Terra, tem atmosfera com muitas nuvens, que refletem muito bem os raios do sol de volta ao espaço.

Mercúrio passa mais tempo perto da Terra do que Vênus”. Apesar disso, Vênus segue sendo considerado como o mais próximo da Terra pela Nasa. A seguir, saiba mais sobre o planeta.

Através dos telescópios podemos ver quatro pontos brilhantes ao lado de Júpiter. Vez ou outra é possível observar o trânsito (eclipse) de algumas dessas luas pelo disco do planeta. Júpiter estará visível no céu durante as observações até outubro de 2019 e só voltará a ficar visível a partir de junho de 2020.

Vénus

Vénus atinge seu brilho máximo algumas horas antes da alvorada ou depois do ocaso, sendo por isso conhecido como a estrela da manhã (Estrela-d'Alva) ou estrela da tarde (Vésper); também é chamado Estrela do Pastor.

O planeta vermelho será visível do início até meados das noites em junho de 2023. No início de junho, Marte estará alto no céu em relação ao horizonte Oeste, sentido onde o Sol se põe. Mas, com o passar do mês, o planeta estará razoavelmente alto no céu em comparação ao horizonte Oeste.

E para saber se o que estamos vendo é uma estrela ou um destes planetas, é preciso observar se o brilho é fixo ou cintilante. Como as estrelas têm luz própria, elas piscam, e por isso, seu brilho é cintilante. Já os planetas apenas refletem a luz do Sol, sendo assim, seu brilho é fixo.

Vênus é um deles. Seu brilho peculiar é causado pela pesada atmosfera, que irradia o calor da luz do Sol na superfície. A pressão atmosférica ao nível do mar é 92 vezes maior que a da Terra.

Sirius

Sirius, da constelação de Cão Maior, é a estrela mais brilhante do céu noturno visível a olho nu. O nome do astro vem do grego “seirios”, que significa “brilhante”. A estrela Sirius é também uma das mais próximas da Terra, situada a apenas 8,6 anos-luz.

Agora, se você não perceber nenhuma cintilação, é um planeta lindinho passando aí no céu! Vistos da Terra, os planetas apresentam cores diferentes, sendo o mais brilhante deles Vênus (o terceiro objeto mais brilhante no céu, só perdendo para o Sol e a Lua), com uma cor branca-amarelada linda.

Mercúrio

A Lua estará próxima do planeta Mercúrio, bem perto do horizonte oeste.

No caso de Vênus, historicamente chamado de “Estrela D'alva” pelo seu brilho quando visível no céu, você poderá visualizar na direção noroeste, aproximadamente 25 graus acima do horizonte. O planeta terá sua observação mais fácil entre 18h30 e 20h30.