Qual plafon de LED usar no quarto?

Perguntado por: uneves . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 14 votos

A recomendação é que nos quartos utilize os plafons com luz indireta, porque eles trazem mais conforto proporcionado um espaço mais aconchegante. "A luz não fica no seu olho, a luz indireta vai bater no teto e vai trazer luz para o ambiente, mas de uma forma agradável", conta Pati Cillo.

Sua luz amarela é indicada para ambientes de descanso e relaxamento, como salas e quartos, mas você pode utilizá-la onde sua imaginação permitir! Ela ilumina 1300 lumens com apenas 18W de consumo, sendo ideal para locais de até 12m² .

Ela ilumina 1680 lumens com apenas 24W de consumo, sendo ideal para locais de até 16m² .

Quanto maior a metragem, mais luz será necessária.
Uma boa dica para encontrar o ponto preciso de iluminação necessária é multiplicar por 16 a quantidade de metros quadrados do ambiente (largura pelo comprimento).

Seu design técnico faz com que seja indicado para diversos ambientes internos. Com potência de 30W, seu fluxo luminoso é de 2560lm.

A iluminação ideal é aquela mais suave, delicada e, ao mesmo tempo, com poucos contrastes. Esse tipo de luz vai ajudar tanto no relaxamento da mãe, que vai ficar bastante tempo no quarto, como do bebê. Algumas opções são as fitas LED, perfis e spots, que deixam o quarto lindo e super confortável.

Em resumo: a melhor luz para o quarto é a amarela de LED.
Isso porque ela é a que menos violenta com o nosso ritmo circadiano e a mais amigável à conta de energia.

Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.

O Plafon LED de 25w pode iluminar qualquer ambiente, pois é equivalente a uma lâmpada incandescente de 250w e uma lâmpada fluorescente de 75w. Com isso, além de economizar na conta de luz no final do mês, você também proporciona maior luminosidade e requinte ao ambiente.

Plafon LED: Dimensionamento
De uma forma geral e simplificando os cálculos luminotécnicos, podemos imaginar 100 lumens de fluxo luminoso por metro quadrado de ambiente. Fazendo o cálculo, é só multiplicar esse valor (14m²) por 100 lumens e teremos como resultado 1400 lumens.

Ela ilumina 1700 lumens com apenas 25W de consumo, sendo ideal para locais de até 17m² ou para corrigir pontos de sombra.

O sobrepor é uma boa escolha para quem não quer modificar muito a estrutura do imóvel, pois não necessita cortes no forro. Os plafons de embutir são uma escolha mais discreta e neutra para a sua decoração. Por serem instalados diretamente dentro do teto, precisam de mais mão de obra no processo de serem montados.

Quartos (geral): entre 50 e 300 lux. Quartos, sobre a cama (para exame ou leitura): entre 350 e 750 lux. Iluminação noturna: entre 10 e 50 lux.

Plafon de sobrepor com LED integrado que dispensa a utilização de lâmpada, com potência de 20W, seu fluxo luminoso é de 2100lm.

Ele ilumina 3000 lumens com apenas 40W de consumo, sendo ideal para locais de até 30m² .

Um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, mostrou que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite. “A luz vermelha tem menos poder de mudar o ritmo circadiano e suprimir a melatonina. Além disso, ela não afeta a visão noturna”, finaliza Dr. Richard.