Qual pior dor da coluna?

Perguntado por: rzagalo . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Esse tipo de dor na coluna é bastante conhecido e é uma das causas mais incapacitantes.

3 Tipos de dores na coluna

  • Dor na lombar (LOMBALGIA) A lombalgia é caracterizada pela dor no final da coluna. ...
  • Dor na cervical (CERVICALGIA) Ela aparece na parte de cima das costas, e é conhecida como cervicalgia. ...
  • Lordose e Escoliose. As alterações na curvatura da coluna podem ocorrer devido a diversos fatores.

Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.

CID M54 é o código para Dorsalgia, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

Marque uma consulta médica antes mesmo de ficar preocupado com essa dor. Se há sintomas de dor nas costas constante que não passa nem com repouso e nem com massagens e compressas, pode ser um indicativo de agravação, em que temas como hérnia de disco, compressão da medula entre outros podem aparecer.

Sintomas da coluna inflamada
Os sintomas incluem dores persistentes e rigidez na região afetada, dores agudas que podem irradiar e uma incapacidade de levantar objetos pesados ou mesmo de mobilidade em geral. Se não for tratada, uma coluna inflamada pode levar a problemas mais graves como ciática e hérnias discais.

Quando a hérnia de disco cervical é grave? É considerada preocupante quando a hérnia de disco comprime a medula espinhal, devido ao deslocamento do material do disco. Essa condição pode resultar em complicações graves, sendo a tetraplegia um exemplo, caracterizada pela perda dos movimentos das pernas, braços e tronco.

Quais sintomas da dor lombar?

  • Incômodo recorrente na parte baixa das costas.
  • Formigamentos.
  • Limitação de movimentos.
  • Sensação de travamento na coluna.
  • Dificuldade para movimentar as pernas, em alguns casos.

Dentre os exames, estão a Ressonância e a Tomografia. Com a ressonância é possível avaliar se as partes moles foram afetadas, como um disco intervertebral, que causa dores intensas ou agudas. Já a Tomografia o médico será capaz de investigar traumas, fraturas, tumores, metástases ósseas, artrose e compressão da medula.

A radiografia é o exame mais simples, mas pode detectar anormalidades na coluna vertebral e nas demais estruturas do esqueleto.

Exemplos de anti-inflamatórios mais prescritos:
Ibuprofeno (Alivium®); Naproxeno (Flanax®, Vimovo®);

A hérnia de disco é uma lesão que ocorre com mais frequência na região lombar. Essa doença é a que mais provoca dores nas costas e alterações de sensibilidade para coxa, perna e pé. Aproximadamente 80% das pessoas vão experimentar a dor lombar em algum momento de suas vidas.

A hérnia de disco na coluna, embora não seja uma condição que leva diretamente à morte, é uma condição médica séria que pode causar complicações graves se não for tratada adequadamente. Os sintomas como dor pronunciada, dormência, formigamento e fraqueza nos músculos indicam um problema que requer atenção médica.

Quais os sintomas do nervo ciático inflamado? Os principais sintomas são dores intensas na região lombar, glúteo, panturrilha ou pernas. Há também limitação dos movimentos para sentar, deitar, levantar e manter a coluna em posição ereta.

No Brasil, a hérnia de disco é uma das doenças da coluna que mais causam afastamento seja por auxílio doença ou por aposentadoria por invalidez.

Algumas doenças que, em razão dos seus sintomas e gravidade, com maior frequência, geram aposentadoria por invalidez, são elas:

  • Hérnia de disco;
  • Osteofitose;
  • Protusão discal;
  • Discopatia degenerativa;
  • Cervicalgia;
  • Espondiloartrose anquilosante;
  • Escoliose.