Qual pinheiro da pinhão macho ou fêmea?

Perguntado por: amoreiras . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

A única diferença é que as árvores fêmeas têm pinhas e as macho têm estróbilos. E isso só é possível identificar a partir de 12 a 15 anos da idade. Já no processo de enxertia, é possível saber o sexo da planta desde a sua concepção. 8.

A Araucária, também conhecida como Pinheiro-brasileiro, é a árvore predominante da Floresta Ombrófila Mista, também conhecida como Floresta com Araucárias, uma das formações florestais do bioma Mata Atlântica.

Araucárias provenientes de sementes levam até 15 anos para produzir pinhões. Mas esse tempo pode ser reduzido para até 10 anos com o plantio de árvores enxertadas.

As araucárias não têm frutos verdadeiros, ou seja, minhas sementes não são envolvidas por uma polpa. Essas ficam agrupadas nas pinhas que, maduras, assumem uma forma de bola com cerca de 15 a 30 centímetros e chegam a pesar 5 quilos.

15 anos de idade

Normalmente, uma araucária começa a produzir pinhão com 12 a 15 anos de idade. Com esta técnica, começa a produzir com 6 a 8 anos.

“A araucária é uma árvore que não tem fruta, faz parte do grupo das gimnospermas. Ela produz a pinha e os pinhões. Quando um pinhão cai no chão, por exemplo, ele germina e produz uma muda, por isso é uma semente”, explica o engenheiro florestal e pesquisador da Embrapa Florestas Ivar Wendling.

Existe a araucária macho e a araucária fêmea. São duas árvores distintas: o macho tem em suas pontas de 5 a 6 pendões de amarelo para marrom que crescem até a polinização em novembro e dezembro. Estes pendões ficam repletos de pólen.

Orgulhosamente brasileiro, o pinhão vem de uma árvore típica do Sul do país. A pinha é, na realidade, o verdadeiro fruto da araucária, onde o pinhão se forma. Uma estrutura redonda, fechada, que com o tempo vai se abrindo até liberar o pinhão. A pinha pode ultrapassar os três quilos e guardar até 100 sementes.

Para ter uma ideia, o metro cúbico bruto da madeira da Araucária custa em torno de R$ 250,00. Depois de beneficiada na serraria pode chegar a valer R$ 600,00.

Os pinheiros se reproduzem por meio de sementes, que são produzidas pelos cones femininos.

A combinação de nitrogênio (N) e fósforo (P) acelerou o crescimento das mudas e também mostrou melhoria na qualidade das plantas, de acordo com o engenheiro florestal Valdeci Constantino, autor da pesquisa.

De acordo com Charles Seidel, engenheiro agrônomo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), o normal é que uma araucária produza de 30 a 60 pinhas.

Desta forma, conclui-se que a adubação orgânica com cama de frango é uma boa opção para melhorar o crescimento em altura de araucária na fase de mudas.

Ao contrário do que pensam muitas pessoas, o pinhão não é o fruto do pinheiro e sim sua semente. Ele se desenvolve no interior da pinha, que é a flor do pinheiro. Em nossa região podem ser encontrados vários tipos de pinhão: o Caiano, o Amendoim, o Branco, o Roxo e o Pinhão Farinha.

Semente da araucária, árvore abundante no estado do Paraná, muito se confunde o pinhão com o fruto que lhe dá origem, a pinha. Isso mesmo, o pinhão é a semente da pinha. Saiba mais sobre este delicioso alimento com a leitura do texto!

Todos os pinheiros dão pinhas e pinhões? Sim, mas nem todos os pinhões são comestíveis. O pinhão é a semente comestível das diversas espécies de pinheiro (Pinus spp.), da família Pinaceae, e o género Pinus engloba perto de 111 espécies.

O corte de pinheiros só pode ser feito com autorização dos órgãos ambientais – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) ou Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Casos assim são bastante frequentes na região, onde há muita mata.