Qual pinguim tem no Brasil?

Perguntado por: njordao8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

pinguins-de-Magalhães

Os pinguins-de-Magalhães são característicos da costa da Argentina, Chile, Uruguai, Malvinas e também do Sul do Brasil. Essa espécie de pinguim não habita o gelo, vivendo normalmente em temperaturas mais amenas. Os pinguins-de-Magalhães são ótimos nadadores, podem atingir até 40km/h.

Por que eles passam pelo litoral? Os pinguins-de-magalhães vivem na Patagônia Argentina durante o período de fim e início de ano para reprodução. Depois desse período, eles deixam a região para buscar comida em todo o Atlântico Sul e, naturalmente, têm as águas brasileiras como parte do caminho.

Aves vêm da Patagônia atraídas para as águas mais amenas do litoral brasileiro durante o inverno. Pinguins têm dado o ar da graça no litoral do Rio.

Durante o inverno, é comum que pinguins sejam avistados em algumas praias da região devido ao movimento migratório da espécie. Eles saem da Patagônia, na Argentina, em busca de alimentos e temperaturas mais amenas no litoral brasileiro.

O aparecimento de pinguins na costa brasileira é bastante comum, pois todos os anos esses animais se lançam ao mar em busca de alimento. Eles migram desde a Patagônia Argentina e Ilhas Malvinas, onde existem colônias de reprodução, mas alguns acabam se perdendo do grupo, e são encontrados em nossas praias.

Conheça os Pinguins de Magalhães
Nativos da região da Patagônia, na Argentina, e do Chile, essas aves marinhas migratórias viajam milhares de quilômetros, passando pelo litoral brasileiro, incluindo a região de Ilhabela. Os pinguins de Magalhães têm em média 70 centímetros de altura e pesam cerca de 4 a 6 kg.

Animais costumam aparecer na costa catarinense no inverno. Presença frequente no litoral catarinense no inverno, o pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) vem à costa brasileira em busca de alimento. A ave geralmente é vista entre junho e setembro.

Aquário de São Paulo
No setor dos mamíferos, há pinguins-de-magalhães e lontras.

Os ursos polares vivem unicamente no Ártico, ou seja, na região do Polo Norte, e os pinguins (como as espécies pinguim-imperador e pinguim-de-adélia) vivem na Antártida, na região do Polo Sul.

Os pinguins-de-magalhães, porém, costumam circular nas imediações do Arraial do Cabo, a cerca de 10 quilômetros de distância de Cabo Frio. Eles são originários das Ilhas Malvinas, Argentina e Chile, mas vêm para o sudeste brasileiro tentando fugir do frio extremo da região da Patagônia.

Esses animais servem de presa para focas, baleias, leões-marinhos e tubarões. Alimentam-se de pequenos peixes, crustáceos e moluscos, como lulas e polvos. A maioria das espécies de pinguins apresenta coloração preto e branca.

Os pinguins são aves marinhas que não voam e que podem ser encontradas na Antártida, Nova Zelândia, sul da África, Austrália e América do Sul. Bons caçadores, os pinguins se alimentam de crustáceos, moluscos, peixes e pequenos animais marinhos.

Embora seja comum encontrar imagens de ursos polares e pinguins juntos, os dois vivem em polos opostos. Os ursos polares vivem no Ártico, um enorme mar congelado cercado por continentes. Pinguins vivem na Antártida, um continente coberto de gelo cercado por oceanos.

Saiba o que fazer ao encontrar um pinguim na praia. As praias da Costa Verde do Rio de Janeiro têm recebido a visita de um "turista" especial nos últimos dois meses: os pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus). Só em Angra dos Reis e Paraty, foram registradas 64 aparições do animal neste período.

Lembre-se que pinguins são animais selvagens e não pets. Evite fazer carinho porque incomoda o animal que não entende a interação. Eles não estão acostumados com a presença humana. Muitas vezes as pessoas veem um pinguim encalhado e fazem de tudo para que ele volte ao mar, talvez por achar que está mais seguro.

O pinguim-real (Eudyptes schlegeli) habita as águas que circundam a Antártica. São muito semelhantes aos pinguim-macaroni. Mas, contrariamente a estes, que possuem a face toda preta, o pinguim-real tem a face branca. Têm cerca de 70 cm de altura e pesam cerca de 6 kg.

Antártida

Eles são encontrados apenas no Hemisfério Sul
Embora algumas pessoas achem que podem encontrar pinguins em qualquer lugar frio, eles vivem, principalmente, em diferentes climas pelo Hemisfério Sul e estão mais concentrados na Antártida.

Foram distribuídos 630 pinguins-de-humboldt, 126 pinguins-rei, 840 pinguins-das-galápagos, 168 pinguins-azul, 630 pinguins-de-barbicha, 210 pinguins-de-colar e 252 pinguins de-olho-amarelo.

Segundo ele, nas últimas semanas tem sido frequente a observação de pinguins na Ilha Anchieta. No Saco do Ribeira, também em Ubatuba, também há uma concentração grande de pinguins. No fim de junho, o Argonauta informou os primeiros registros de pinguins no litoral norte.