Qual pH ideal para Brachiaria?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

Quanto aos solos, essa espécie é encontrada em diversas condições, estando adaptada a solos com pH 4 a 8.

Para implantação de uma pastagem de braquiarão (Brachiaria brizantha), gramínea do Grupo II, a saturação de bases a ser atingida (V2), de acordo com os dados na Tabela 2 é 60%.

E para construir um solo mais fértil, um dos primeiros passos é a correção de sua acidez por meio da aplicação de calcário. Como grande parte dos solos brasileiros, por formação geológica, são ácidos, esse manejo é imprescindível para o bom desenvolvimento da forrageira (capim).

Adubo npk 10-10-10 ótimo para gramados, pastagens e jardins - o melhor - pct de 1 kg.

2) As doses mais adequadas de uréia situam-se entre 50 e 100 kg/ha de N por aplicação, após cada corte, no período das chuvas.

Dentre as Brachiarias que podem ser inseridas nos sistemas integrados de produção, destacam-se as Brachiarias híbrida cv. Mulato II, Sabiá, e Cayana, por serem forrageiras de alta produtividade, com boa qualidade bromatológica e tolerância ao pisoteio dos animais.

Os teores de proteína bruta (PB) foram determinados conforme AOAC (1990). Os dados foram analisados no programa R Studio e avaliados pelo teste de Tukey a 5%. No outono e primavera os tratamentos PN e PAM apresentaram os maiores teores de PB, com valores médios de 8,58 e 9,31%; 5,33 e 6,32% respectivamente (P<0,05).

brachiaria brizantha

Segundo o engenheiro agrônomo, a brachiaria brizantha é a mais recomendada visto que tem alta tolerância ao frio e às secas e é bem resistente às cigarrinhas-das-pastagens.

Segundo recomendação da Embrapa, a quantidade ideal é 300 quilos de adubo formulado por hectare para pastos direcionados ao gado de corte.

mombaça é mais produtivo e proporciona maior lotação. O tanzânia, por ser de porte mais baixo, permite um pastejo mais uniforme na pastagem, onde ocorrerão menos reboleiras rejeitadas pelos animais pelo acúmulo de colmos, como é o caso dos capins colonião e tobiatã. solo.

Dessa forma, conjugado com a aplicação de calcário, aumenta-se o aproveitamento do fertilizante e, consequentemente, melhora a fertilidade do solo e qualidade da pastagem. Mais pasto, mais arroba no gado de corte e, também, mais produção na pecuária leiteira.

Um cuidado a ser tomado é a não aplicação do calcário em solos úmidos, pois a aplicação não é uniforme por causa da aderência do corretivo aos grãos de solo úmido.

Normalmente o calcário altera o pH do solo. Altera muito mais quando amontoado em determinada área da lavoura. A elevação do pH a níveis muito altos aumenta ou diminui a disponibilidade dos nutrientes.

A ureia tem várias utilidades na pecuária. A mais comum é oferecê-la como suplemento aos bovinos. No entanto, o pasto também pode ser beneficiado. Você já pensou em utilizar a ureia para a pastagem?

A amônia fornece nitrogênio, que é a outra parte importante desses adubos (juntamente com o fósforo). Sendo assim, o DAP fornece um teor maior de nitrogênio do que o MAP – 18% e 11%, respectivamente.

É aí que entra a ureia, utilizada como repositor de Nitrogênio, para que a planta possa recuperar a vitalidade e continuar o processo de desenvolvimento de maneira saudável. A ureia é considerada um fertilizante nitrogenado. Ou seja, que fornece um tipo de Nitrogênio assimilável pelas plantas.