Qual pessoas que não podem fazer uma cirurgia plástica?

Perguntado por: ateixeira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Pacientes obesos, que fumam ou que ingerem muito álcool, também não são bons candidatos para as cirurgias plásticas em geral; Gestantes e lactantes.

Dependendo da quantidade de pele existente pode acarretar diversos problemas de saúde. Entre eles: dificulta a mobilidade, acarretando em problemas ósseos devido ao esforço físico; impede ou dificulta a prática de exercícios físicos; pode apresentar infecções ou outros problemas.

A cirurgia plástica de caráter reparador ou estético não tem restrições de idade, mas é importante e respeitar as condições de saúde do paciente antes de realizar qualquer procedimento estético.

Esse receio aumenta quando são divulgados casos de cirurgias mal sucedidas que resultam, até mesmo, no óbito das pacientes. É fato que a lipoaspiração é uma das cirurgias plásticas mais perigosas.

Por exemplo, uma cirurgia que envolve o abdômen ou o peito, remoção da próstata e uma cirurgia importante em uma articulação (como artroplastia do quadril) são procedimentos com grau de risco muito alto na lista de procedimentos de maior risco.

Uma cirurgia não pode causar embolia pulmonar. Na verdade, o fator de risco para embolia proveniente das cirurgias vem de um longo tempo de inatividade da paciente, seja durante a operação, com a aplicação de uma anestesia geral, por exemplo, ou no pós-operatório quando a pessoa fica um período de repouso.

Não há necessidade de depilar a área da cirurgia. Caso tenha esse hábito solicitamos que não faça nos dias que antecedem a cirurgia. A depilação, independente do método utilizado, sempre provoca uma irritação na pele aumentando a flora bacteriana com consequente aumento do risco de uma infecção no local da cirurgia.

O verdadeiro motivo de não utilizar esmalte nas unhas durante uma cirurgia é que para se monitorar a quantidade de oxigênio do nosso organismo, o anestesista utiliza uma espécie de dedal em uma das mãos ou pés.

O paciente não deve ir de cabelo molhado pelo fato de a água pura possuir uma baixa quantidade de íons, ela não apresenta condução de eletricidade, funcionando como um isolante.

Um paciente que busca uma cirurgia plástica com finalidade estética e obter o máximo de resultado, o IMC ideal é de até 28 sendo melhor quanto mais próximo de 25. Isso porque um IMC acima de 28 pode indicar um sobrepeso elevado, o que pode trazer riscos adicionais para a cirurgia e comprometer o resultado estético.

A abdominoplastia é um dos procedimentos mais procurados atualmente e tem um preço médio de cerca de R$ 12.000,00-R$30.000,00. Os valores também podem sofrer variações dependendo da complexidade de cada caso e da associação de procedimentos complementares como lipoaspiração, lipoescultura glútea, entre outros.

As pessoas com baixo Índice de Massa Corporal (IMC) tendem a ter melhores resultados. Inclusive, as pessoas com pouca gordura abdominal e leve flacidez na barriga são bons candidatos para a miniabdominoplastia.

Várias pessoas têm dúvidas sobre a diferença de uma cirurgia plástica reparadora e estética, e ambas as áreas são distintas. A estética costuma ser opcional, ligada a aparência, já a reparadora está diretamente ligada a uma necessidade real e em muitos casos a questões de saúde.

Lista de cirurgias plásticas realizadas pelo SUS:
Vasectomia e laqueadura; Gastroplastia (redução do estômago); Otoplastia (correção de orelhas de abano); Gigantomastia (redução das mamas);

O que pode e o que não pode na alimentação antes e depois da cirurgia plástica. Em primeiro lugar, o consumo de produtos ricos em gordura saturada e açúcar refinado, assim como de embutidos, enlatados e industrializados, deve ser evitado durante esse período.