Qual personagem da Turma da Mônica é autismo?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Após meses de estudos, nasceu André, um personagem autista, para fazer parte da Turma da Mônica.

A ecolalia é um distúrbio do desenvolvimento da fala bastante comum em pessoas com autismo. Sua característica principal é a repetição de palavras ou frases ditas na TV, ou por outras pessoas, mesmo que isso não faça sentido para o que se deseja comunicar.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o Transtorno do Espectro Autista (TEA) se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem.

Em 2001, o Instituto foi convidado pela representante da Universidade de Harvard, para desenvolver um projeto com o objetivo de alertar a população sobre os sintomas do autismo. Após meses de estudos, nasceu André, um personagem autista, para fazer parte da Turma da Mônica.

Luca - Deficiência Física
O personagem usa uma cadeira de rodas, por isso foi apelidado, carinhosamente, por seus amiguinhos como ” Da roda”.

No autismo, o azul estimula o sentimento de calma e de maior equilíbrio para as pessoas. Ou seja, em uma sobrecarga sensorial, o azul auxilia para o bem-estar da criança, trazendo mais tranquilidade e leveza ao Autista. As cores laranja e amarela, por serem muito próximas, pode ajudar no estímulo social dos pequenos.

Os símbolos que nós Autistas elegemos são o infinito vermelho, a cor vermelha, e nosso mascote, animal símbolo do autismo, é o gato.

Como a disfunção sensorial atinge a visão do autista? Não existe uma regra, cada pessoa com autismo possui um impacto diferente na visão, porém os sinais mais comuns são o excesso de sensibilidade à luz, promovendo a visão distorcida e a sensação de luzes muito mais brilhantes do que elas verdadeiramente são.

Comportamentos restritos e repetitivos
Pessoas com autismo nível 1, assim como as que têm outros graus de autismo, gostam de determinados assuntos e costumam se aprofundar neles focando muitas vezes só nisso. Esse interesse restrito é chamado de hiperfoco, e pode ocorrer também com certos objetos.

Dificuldade em focar-se numa tarefa simples e concretizá-la. Preferência por ficar sozinho do que brincar com outras crianças. Não ter, aparentemente, medo de situações perigosas. Ficar repetindo palavras ou frase em locais inapropriados.

Causas do autismo segundo o DSM
Para diagnóstico do autismo são utilizados manuais como o DSM e a CID. De acordo com a versão mais recente do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), da Associação Americana de Psiquiatria, as causas do autismo são genéticas, fisiológicas e ambientais.

DSM-4 e os tipos de autismo

  • Autismo infantil;
  • Síndrome de Asperger;
  • Transtorno Desintegrativo da Infância;
  • Transtorno Invasivo de Desenvolvimento Sem Definição Específica.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são comumente confundidos por apresentarem sintomas semelhantes e que podem comprometer o comportamento, o aprendizado, o desenvolvimento emocional e as habilidades sociais de quem os possui.

60 anos, o desenhista Maurício de Sousa criou a Mônica. mais do que apenas uma série de quadrinhos.

Maurício de Souza

Luca é um personagem da Turma da Mônica, que foi criado por Maurício de Souza em 2004. Luca é cadeirante, e foi criado juntamente com outra personagem com deficiência, Dorinha.

Chico Bento

Rosinha é a clássica garotinha caipira da Turma do Chico Bento, é conhecida por todo o arraial da cidade, além de ser uma das jovens mais influentes e comentadas da Vila Abobrinha, se tornando a "noivinha" nas cerimônias de São João e a rainha-título da feirinha comunitária da Igreja Matriz, pelo seu jeitinho bastante ...

A personagem é cega de nascença, mas demonstra viver como uma criança comum. É orientada por um cão-guia da raça labrador chamado Radar. Por não enxergar, ela desenvolveu sua audição e olfato.