Qual perna passa a veia do coração direita ou esquerda?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

Resposta verificada por especialistas. A veia que tem conexão com o coração e passa pela perna e a veia cava inferior, que está localizada tanto na perna direita quanto na esquerda. A veia cava inferior é responsável por levar o sangue rico em gás carbônico para o coração, para que ele seja oxigenado no pulmão.

A veia cardíaca magna se origina no ápice do coração, e viaja ao longo do sulco interventricular, e em seguida do sulco atrioventricular. Ela recebe sangue da veia marginal esquerda e de outras tributárias que drenam ambos os ventrículos e o átrio esquerdo, e se esvazia na origem do seio coronário.

Essa artéria parte do coração, mais precisamente do ventrículo esquerdo, e ramifica-se em várias outras artérias.

É um desconforto ou dor no quadril, glúteos, coxas, panturrilha ou pés que limita a distância para caminhar e geralmente é aliviada com o repouso por 2 a 3 minutos.

Nos estágios mais avançados gera dor mesmo em repouso na perna e no pé e por fim a falta de circulação pode ser tão grave a ponto dos tecidos das extremidades “morrerem” e aparecerem as feridas, necroses e gangrenas. Este é o infarto da perna.

Na maioria dos casos, os pacientes costumam apresentar dor, inchaço e vermelhidão na perna que está com a veia entupida. Outros sintomas possíveis são: calor nas pernas, dificuldade para andar, inchaço intenso e pele de cor esbranquiçada ou azulada.

O refluxo na veia safena é um problema vascular que afeta milhões de pessoas no Brasil e em todo o mundo. É uma condição de saúde que se caracteriza por dor nas pernas, inchaço, vermelhidão e sensação de queimação. O refluxo nas veias safenas das pernas pode ser causado por diversos fatores e requer atenção.

A veia safena magna é a principal veia superficial localizada nos membros inferiores. Ela é uma das responsáveis por levar o sangue dos pés, pernas e coxas de volta ao coração.

A detecção de obstruções ou de entupimentos em artérias cardíacas pode ser feita por meio de exames não invasivos, como teste ergométrico, cintilografia do miocárdio, ecocardiografia de estresse ou mesmo ressonância cardíaca.

Artéria femoral
Esquema da artéria femoral (20) e suas principais ramificações - coxa direita, visão anterior.
Nome em Latimarteria femoralis
Vascularizamembro inferior
Ramosartéria ilíaca externa artéria femoral comum artéria femoral superficial artéria poplítea

As veias dos membros inferiores são o arco venoso dorsal do pé, a tibial anterior, a tibial posterior, a fibular / peroneal, a poplítea, a femoral, a safena magna, a safena parva, a ilíaca externa e as veias ilíacas comuns. Elas são divididas nos sistemas venosos profundo e superficial.

A Veia Jugular Interna (VJI) direita comunica-se com o Átrio Direito (AD) quase em linha reta através da veia cava superior, enquanto o mesmo não ocorre com a VJI esquerda, devido à sua interposição.

Os principais sintomas da má circulação são: Pele fria e seca, coceira, câimbra e manchas vermelhas nas pernas, varizes, inchaços nos pés e tornozelos, ausência de pelos nos membros inferiores, rachaduras nos calcanhares, sensação de formigamento ou dormência e cor pálida ou azulada em locais de má circulação.

Pernas inchadas e dor constante nos membros inferiores podem ser sintomas de problemas de coração, mais especificamente, de insuficiência cardíaca. Os sinais aparecem quando os músculos do coração não dão conta de bombear o sangue com quantidade adequada para todo o corpo.

Fique atento aos seguintes sinais de alerta para dores nas pernas: Dor muito forte na perna, surgindo de forma repentina. Presença de vermelhidão e/ou inchaço. Presença de febre e até mesmo falta de ar.

Geralmente, a dor nas pernas é causada por ficar longos períodos em pé, além de pequenas lesões musculares da prática de exercícios intensos. Além disso, pode ser causada também pela falta de atividades físicas, por câimbras e má circulação. O que na maioria das vezes não chega a ser preocupante.

Apesar de algumas pessoas serem assintomáticas, ou seja, não apresentarem sintomas, um dos principais indicativos de trombose são as fortes dores nas pernas acompanhadas de inchaço, formigamento, vermelhidão e sensação de calor na região afetada.

A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia.

Inchaço em apenas uma das pernas
Junto com o inchaço, o paciente pode experimentar calor na região, dor ao caminhar ou ao toque, irritação local e vermelhidão na pele. Esse inchaço não ocorre nas duas pernas ao mesmo tempo, uma vez que nem sempre os dois membros são afetados pelo entupimento das veias ao mesmo tempo.

A angioplastia de membros inferiores é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo para desobstrução das artérias das pernas, realizado por meio de uma punção na pele com o uso de cateteres e próteses endovasculares.