Qual perna fica a veia femoral?

Perguntado por: mramires3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

A veia femoral é um grande vaso localizado profundamente na coxa. Ela às vezes é chamada de veia femoral superficial, para distingui-la da veia femoral profunda. Entretanto, como a veia femoral está localizada profundamente na coxa, esse termo pode ser enganoso, não sendo utilizado na terminologia anatômica oficial.

Joelho e perna
No joelho, emite as artérias geniculares superior e inferior, que contornam essa região e fornecem sangue a ela. A artéria poplítea se divide, então, nas artérias tibiais anterior e posterior, que percorrem toda a perna até o pé.

Sintomas de Trombose da Veia Femoral

  • Inchaço perceptível em todo o membro inferior;
  • Febre;
  • Sensibilidade ao longo das veias;
  • Edemas.

veia safena magna

A veia safena magna é a principal veia superficial localizada nos membros inferiores. Ela é uma das responsáveis por levar o sangue dos pés, pernas e coxas de volta ao coração.

Com o termo safena costuma-se designar ao menos uma das veias safenas do corpo humano. Além disso, em cada uma das pernas temos duas veias safenas principais: veia safena parva ou externa: a veia parva se localiza na parte posterior da perna, indo do tornozelo até a altura do joelho.

A artéria poplítea é a artéria que passa atrás do joelho. É a continuação da artéria femoral superficial da coxa e é responsável por gerar as artérias que levam sangue ao pé.

As veias safenas são as principais veias superficiais. A veia safena interna (ou magna), inicia-se próximo ao tornozelo (maléolo medial) e tem trajeto pelo lado interno da perna e coxa, terminando numa veia profunda, a veia femoral, na altura da virilha.

Veia femoral: garante que o sangue proveniente dos membros inferiores seja levado até a veia cava. É uma veia próxima à virilha e de grande fluxo sanguíneo. Veia jugular externa e interna: garante a drenagem do sangue na região da cabeça.

Esquema da artéria femoral (20) e suas principais ramificações - coxa direita, visão anterior. A artéria femoral é a segunda maior artéria do corpo (a primeira é a aorta), localizada ao longo da coxa, sendo o principal vaso sanguíneo a irrigar o membro inferior.

A veia safena magna é a mais longa e juntamente com as veias safenas acessórias, desembocam na virilha no local chamado de “junção safeno-femoral”.

sensação de calor ao tocar na perna inchada; dilatação das veias, tornando-as mais visíveis sob a pele; dor ao toque na área afetada; pele mais dura que o normal na região.

O simples termo já nos assusta: trombose venosa profunda, ou TVP. A origem deste problema é sempre um coágulo de sangue que se origina em uma veia de nosso corpo. Ela costuma ser profunda e quase sempre se localiza onde a circulação costuma ser pior, como nas panturrilhas e nas coxas.

Como tratar a veia entupida

  1. Fazer exercícios físicos;
  2. Melhorar a alimentação;
  3. Hidratação;
  4. Parar de fumar e de ingerir álcool;
  5. Controlar o diabetes, a pressão alta e o colesterol.

Podemos destacar a trombose venosa profunda que é uma doença relativamente comum. Ela ocorre em 90% dos membros inferiores com maior frequência para a perna esquerda e os 10% restante afeta os membros superiores, pelves, cavidade abdominal, torácica, cabeça e pescoço.

Em cada perna existem duas safenas, uma que começa no tornozelo (parte interna do pé) e vai até a virilha (safena magna), e a outra que começa no tornozelo (parte externa do pé) e termina na dobra do joelho (safena parva).

Na maioria dos casos, os pacientes costumam apresentar dor, inchaço e vermelhidão na perna que está com a veia entupida. Outros sintomas possíveis são: calor nas pernas, dificuldade para andar, inchaço intenso e pele de cor esbranquiçada ou azulada.

Pode ser sintoma de problemas circulatórios. As dores nas pernas podem ter diversas causas. Entretanto, quando acontece por problemas vasculares, geralmente, deriva da circulação arterial deficiente ou de problemas no retorno do sangue venoso.