Qual período usar no IFR?

Perguntado por: ivarela . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

O IFR pode ser calculado sobre diferentes períodos de tempo, os mais comuns são 9, 14 e 25. Não existe uma regra formal para o número de dias a ser usado, alguns funcionam melhor para certos mercados, deve-se então testar e encontrar o que se adapta melhor para os papéis e índices que você analisa.

A escala de variação do IFR é constante entre 0 a 100. De acordo com o nível do índice, é possível indicar se existe uma zona de sobrecompra, com ações supervalorizadas, ou de sobrevenda, em casos de ações subvalorizadas. Quando o IFR fica acima de 70, considera-se uma sobrecompra.

Criado em 1978 por Welles Wilder, o IFR mede a "força" de um ativo. Ele oscila entre 0 e 100 e pode ser utilizado em seus trades de 4 maneiras principais. Para inseri-lo, basta acessar o Menu Exibir, Indicador e selecionar o indicador IFR.

Observações. O IFR Estocástico apresentará mais sinais do que o IFR, ou seja, pode-se pensar no indicador como um IFR em alta velocidade. No entanto, mais sinais, em geral, significam menor confiabilidade. O bônus de mais oportunidades de negociação traz como desvantagem a necessidade maior de técnicas de confirmação.

O IFR estocástico mede o valor do IFR em relação ao intervalo delimitado pela maior (IFRmaisalto) e menor (IFRmaisbaixo) leitura do indicador em um dado período. O resultado final será um oscilador variando entre 0 e 1 e que produz mais sinais de compra e venda do que o índice de força relativa original.

Como fazer cálculos e análises a partir do IFR
Você pode conferir o cálculo do indicador a partir da fórmula: IFR = 100 – (100 ÷ (1+ FR)) , na qual FR significa Força Relativa, o resultado do cálculo entre a divisão entre a Média de Ganhos (MG) e a Média de Preços (MP).

O RSI funciona melhor quando o preço de um ativo está subindo ou descendo, ou oscilando, em vez de continuar em uma tendência. O RSI também é um reflexo da velocidade com que o preço de um ativo está sendo oferecido para cima ou para baixo.

Se o preço romper a linha, então o sinal é de baixa e o mercado está em sobrecompra. Nesse caso, você pode esperar uma queda em breve, e este é o momento perfeito para vender. Por outro lado, se o preço romper a linha inferior, então o mercado está em sobrevenda, e você pode esperar uma recuperação no preço.

IFR - Índice de Força Relativa.

Como a MACD funciona? Repare que a linha da MACD fica positiva quando a média móvel curta cruza a média móvel longa de baixo para cima. Da mesma forma, o indicador fica negativo quando a média móvel curta cruza a média móvel longa de cima para baixo.

O cálculo da Força Relativa Simples se dá pela soma de todas as variações positivas (ganhos) no período analisado, dividida pelo módulo da soma de todas as variações negativas (perdas) no período analisado.

A alteração do zoom também pode ser feita pressionando as teclas do teclado de (+) e (-) ou pelo scroll do mouse para cima ou para baixo. Priorizar datas da janela de visualização ao alterar gráficos: Ao alterar o gráfico, irá permanecer o zoom na mesma data.

Como aplicar RSI no TradingView
Ativar o índice de força relativa nos gráficos da plataforma é bem simples. Primeiro é preciso abrir o gráfico completo. Para ativar o IFR, clique no Indicadores e Estratégias, depois em Incorporados e selecione Índice de Força Relativa.

As melhores configurações para o oscilador estocástico nesta estratégia são 15,3,3.

Estocástico lento
O lento é caracterizado por um movimento suavizado por sua média móvel de 3 dias. Por esse motivo, ele dá menos sinais de entrada do que todos os demais.

O Índice de Força Relativa (IFR) ou Relative Strength Index (RSI) foi criado em 1978 por J. Welles Wilder e refere-se a um indicador utilizado para medir a força relativa dos deslocamentos de alta e de baixa de um ativo específico, ou seja, ele aponta os ativos que estão caros e os que estão baratos.

Suas fórmulas são: %K = (preço de fechamento – menor mínima)/(maior alta – menor mínima)*100.