Qual pergunta fazer para saber se é transitivo direto?

Perguntado por: atrindade . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

Os verbos transitivos diretos necessitam de um objeto direto para completar o sentido da frase, não exigindo preposição obrigatória. O objeto direto responde às perguntas “o quê?” ou “quem?”, indicando, dessa forma, o elemento que sofre a ação verbal.

Verbos transitivos são verbos que precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado incompleto. Verbos intransitivos são verbos que não precisam de complementos verbais para completar o seu sentido.
...
Verbos intransitivos

  • Dormir muito.
  • Dormir cedo.
  • Dormir sozinho.

Verbo transitivo indireto é aquele que exige um complemento com preposição (por exemplo: de, com, em, a). Esse complemento recebe o nome de objetivo indireto. Alguns verbos costumam ser acompanhados por preposição, por isso, são geralmente classificados como verbos transitivos indiretos.

Quando o complemento - preposição - é exigido classificamos como objeto indireto, quando o complemento não é obrigatório chamamos de objeto direto. Dessa forma, os verbos transitivos diretos não necessitam ser complementados com preposição. Convidei meus colegas para o aniversário.

Os verbos transitivos diretos e indiretos são aqueles que exigem dois complementos, um dos quais sem e outro com preposição obrigatória. Exemplo: Carlos ofereceu chocolates à Milena. Carlos ofereceu. Carlos ofereceu o quê a quem?

- Transitivo: é o verbo considerado de sentido incompleto, que exige complemento que lhe integre o sentido. Esse pode ou não vir revelado na oração. - Transitivo direto: é aquele que vem acompanhado de um objeto sem preposição obrigatória (objeto direto ou objeto direto preposicionado).

Os verbos ser e estar são sempre intransitivos. Para compreendermos esta intrasitividade, é preciso termos a noção do que é isso de verbo transitivo e de verbo intransitivo.

Exemplos de frases com verbos intransitivos:
Meu pai ainda não voltou. O bebê caiu. Minha filha já casou. Estas razões não procedem.

Faz noites friíssimas nas serras gaúchas.
O verbo fazer, quanto à predicação, é transitivo direto. O elemento que parece ser sujeito, na verdade é objeto direto.

Um verbo transitivo indireto necessita obrigatoriamente de uma preposição para estabelecer regência verbal com o objeto indireto. O objeto indireto responde, principalmente, às perguntas de quê? para quê? de quem? para quem?

  1. Relembrando a classificação dos verbo. Verbo transitivo direto(VTD) - Exige objeto direto. ...
  2. OD. Verbo transitivo(VT) - Exige objeto indireto. ( ...
  3. OI. Verbo transitivo direto e indireto (VTDI) - Exige dois objetos: ...
  4. OD OI. Verbo intransitivo(VI) - Não exige complemento Ex: A velha igreja desabou.

O objeto direto e o objeto indireto são complementos verbais.
...
Objeto direto

  • Completa o sentido de verbos transitivos diretos.
  • Não vem precedido por uma preposição.
  • Indica o elemento que sofre a ação verbal.
  • Responde às perguntas o quê? e quem?.

Objeto direto é o complemento que se liga ao verbo transitivo sem auxílio de preposição (leio livros, compro livros, vendo livros).

* Os verbos, ser, estar, permanecer, ficar e continuar classificar-se-ão como intransitivos quando indicarem posição do sujeito em um dado lugar. Ex: Os candidatos permanecem na sala de provas.

Verbos que não precisam de complemento
Os verbos intransitivos têm a capacidade de apresentar o sentido completo de uma ação. As ações propagadas pelos verbos intransitivos têm início e fim no próprio sujeito, não sendo necessário complementos verbais para completar o seu sentido.

Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver.