Qual perfil do candidato?

Perguntado por: igeraldes3 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Perfil do candidato é o conjunto de características de um profissional, incluindo competências técnicas, comportamentais, motivações, preferências, limitações etc. Esse tipo de análise de perfil é muito usado em processos de Recrutamento e Seleção.

O perfil profissional nada mais é do que um pequeno texto no qual você deve descrever características que te representem enquanto profissional. Geralmente é nessa parte do currículo que você coloca de uma forma mais geral, alguns resultados obtidos de suas experiências profissionais.

A forma mais utilizada e também fiel e eficaz para descobrir o perfil comportamental é através de um teste de personalidade. Por meio dele é possível traçar as características de um perfil como os pontos fortes, fracos, talentos, tipo de comunicação, como gosta de trabalhar, etc.

Qual a definição de Perfis Comportamentais? O perfil comportamental indica a maneira utilizada para decodificar as posturas adotadas por alguém diante de determinados estímulos. Em outras palavras, é uma forma de compreender e identificar qual será a reação do colaborador diante de uma situação específica.

A análise de perfil comportamental é uma ferramenta que ajuda a prever o comportamento de um funcionário em diferentes situações. É um recurso muito adotado para fazer o mapeamento de lideranças, por exemplo, para identificar possíveis colaboradores que possam assumir um cargo desse nível.

ter o domicílio eleitoral no município que pretende concorrer no mínimo 1 ano antes da eleição; estar quite com a Justiça Eleitoral; ter 18 anos de idade na data-limite do registro de candidatura; certificado de reservista (apenas para pessoas do sexo masculino).

Existem quatro tipos de perfis comportamentais, todos com seus pontos fortes e fracos:

  • Comunicador;
  • Executor;
  • Analista;
  • Planejador.

Você pode utilizar tópicos como:

  1. formação acadêmica;
  2. principais experiências na sua área de atuação;
  3. conquistas, promoções e reconhecimentos obtidos ao longo da carreira;
  4. competências mais relevantes para a realização do seu trabalho;
  5. objetivos pessoais e profissionais.

O que colocar no perfil profissional?

  1. Quantos anos de experiência laboral na área você tem;
  2. Qual a sua formação acadêmica;
  3. Habilidades e qualificações relevantes para a vaga;
  4. O nome da vaga para a qual você está concorrendo;
  5. Como você pode ajudar a empresa ou instituição.

Quais são os tipos de perfis comportamentais? Existem quatro perfis comportamentais: comunicador, executor, planejador e analista. No mapeamento comportamental existem várias combinações possíveis de predominâncias de diferentes níveis para os perfis. Veja a seguir mais detalhes sobre cada um dos perfis.

Segundo a especialista no assunto Milie Haji, consultora da Cia de Talentos, as empresas procuram profissionais que mostrem protagonismo, flexibilidade e pró-atividade. “Esse perfil profissional é chave para qualquer organização em qualquer nível de atuação”, afirma ela.

iniciativa e criatividade: fazer o que tem de ser feito e buscar novas soluções para problemas e situações cotidianas; ética: apresentar honestidade e agir corretamente; comprometimento: assumir e cumprir as responsabilidades; persistência e resiliência: não desistir dos objetivos e superar as adversidades.

Através dos dados coletados pela Solides, o perfil comportamental predominante dentro da população do Brasil, é o Comunicador. Dentro dessas quase 300 mil pessoas que realizaram o mapeamento do Profiler, cerca de 32,5%, tem esse perfil como predominante.

O melhor Perfil Comportamental para essa área
São eles: o perfil Comunicador e o perfil Executor. Leia abaixo um pouco mais de cada um deles. Entre todos os Perfis Comportamentais, o Comunicador é quem, de fato, possui mais facilidade para se relacionar, criando e mantendo uma ótima rede de contatos.

A avaliação de perfil é uma ferramenta de gestão de pessoas que funciona como uma analogia à matriz SWOT. Por meio de testes de personalidade e análises de desempenho, sua empresa poderá identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades de cada um de seus funcionários.

Comumente chamados de “avaliação comportamental' ou “teste de personalidade”, visam descobrir qual é o estilo de trabalho de uma pessoa. Eles podem revelar padrões de pensamento, modo de ação, relacionamento com os outros e demais aspectos do comportamento em geral.

Explique por que você tem a experiência que a empresa busca contando o que já fez e como você gosta de fazer isso. Durante a entrevista, fique atento a sua comunicação não-verbal, na forma como olha para o entrevistador e como gesticula. O brilho nos olhos conta muitos pontos.

Motivação e satisfação pessoal. Diga que se vê facilmente no papel do cargo a qual é candidato e que se beneficiaria com este trabalho a nível profissional e pessoal. Além disso, pode mencionar que suas competências ajudariam a melhorar a performance do negócio.

Ter uma compreensão ampla do nível mínimo de experiência exigido auxiliará na hora de elaborar uma resposta ideal para destacar-se dos outros candidatos, enaltecendo suas habilidades, qualificações e traços de personalidade que vão além do necessário para o trabalho.

Quais pontos positivos um candidato deve ter para merecer a vaga? Embora experiência na função seja desejável, ela não é primordial para a escolha do colaborador. Apresentar características diferenciadas durante a entrevista pode ter maior peso na preferência do recrutador do que propriamente o currículo do candidato.

Alguns erros básicos, porém, podem eliminar do processo seletivo até os mais comprometidos profissionais.
...
1. Esquecer de anexar o currículo

  • Currículos exageradamente longos podem eliminar do processo seletivo. ...
  • Não pesquisar a empresa. ...
  • Falta de pontualidade. ...
  • Testes ou informações pendentes. ...
  • Roupas inadequadas.