Qual peixe tem mais potássio?

Perguntado por: ovasconcelos . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 11 votos

2. Peixes: uma porção média de peixe alabote tem 449 miligramas de potássio, bem mais do que uma banana média. Salmão e mariscos também são boas opções de frutos do mar.

A presença de níveis baixos de potássio tem muitas causas, mas normalmente resulta de vômitos, diarreia, distúrbios da glândula adrenal ou do uso de diuréticos. A presença de níveis baixos de potássio pode causar fraqueza muscular, cãibras, contrações ou até paralisia, podendo ocorrer ritmos cardíacos anormais.

A carne suína tem a menor relação sódio/potássio quando comparada à carne de frango e de boi. Por isso, é indicada para pessoas com problemas de hipertensão arterial.

2. Peixes: uma porção média de peixe alabote tem 449 miligramas de potássio, bem mais do que uma banana média. Salmão e mariscos também são boas opções de frutos do mar.

Comer uma dieta rica em alimentos que contêm potássio pode ser uma maneira eficaz de ajudar a baixar a pressão arterial e melhorar a saúde do coração. Além dos alimentos mencionados acima, outras boas fontes de potássio incluem frutas cítricas, frutas secas, frutas vermelhas, peixes, nozes e sementes.

Feijão preto

Feijão preto é abundante em potássio
Além do alto índice de proteína, o feijão tem 739 mg do mineral.

Consumir menos alimentos com moderada concentração de potássio como: Abóbora, agrião, alface, couve, milho, pepino, espinafre, repolho, berinjela, abacaxi, abacate, figo, goiaba, melão, leite, carnes, cenoura, presunto, aveia, iogurte natural, ovo, morango, maçã.

Dentre os peixes os que possuem maior teor de fósforo são a sardinha, o atum, o salmão e o bacalhau. Sendo a pescada uma boa opção. Lembrem-se de preferencialmente prepará-los cozidos.

- Você deve cortar, botar de molho e cozinhar adequadamente legumes, batatas e frutas para reduzir o nível de potássio; - Você deve consultar um médico assim que notar sinais de elevado nível de potássio no sangue.

Alimentos como ovo, feijão, grão-de-bico, lentilha e carnes magras, como o frango e a tilápia, devem ser as principais fontes de proteína do paciente renal”, explica o médico.

Uma diminuição temporária do potássio pode não causar nenhum sintoma. Por exemplo, se você suar muito depois de um treino intenso, seus níveis de potássio podem normalizar depois de comer uma refeição ou beber eletrólitos antes que qualquer dano seja causado.

A maior parte dos pacientes com hiperpotassemia não apresenta sintomas, e tal a condição é detectada por exames de sangue de rotina. Quando há sintomas, eles geralmente são inespecíficos, como palpitações cardíacas, náuseas, fadiga muscular, fraqueza e formigamento.

A presença de níveis elevados de potássio tem muitas causas, inclusive distúrbios renais, medicamentos que afetam a função renal e consumo excessivo de potássio suplementar. Normalmente, a hipercalemia deve ser grave antes de causar sintomas, principalmente ritmos cardíacos anormais.

O arroz integral é um cereal que tem um teor mais elevado de potássio e fósforo em comparação com o arroz branco. Uma xícara de arroz integral cozido contém 154 mg de potássio e 150 mg de fósforo. A mesma medida de arroz branco cozido contém apenas 54 mg de potássio e 69 mg de fósforo.