Qual peixe se reproduz mais rápido?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Pesquisadores descobriram que o peixe killifish turquesa, da espécie Nothobranchius furzeri, pode atingir a maturidade sexual em cerca de duas semanas após seu nascimento, sendo o desenvolvimento mais rápido conhecido entre os animais vertebrados.

Acredita-se que o peixe molinésia-amazona seja um híbrido surgido após a reprodução entre duas espécies de peixes aparentados – o molinésia do Atlântico e o molinésia de Sailfin. É um dos poucos animais vertebrados que se reproduzem de maneira assexuada.

Apesar de ser um peixe que atinge a maturidade sexual com três a quatro meses de vida, para ser considerada matriz para produção de alevinos, o ideal é que tenha pelo menos oito meses, quando possui condições de produzir até 1.000 ovos por desova.

Listamos aqui sete espécies mais indicadas para criação em tanques:

  • Tambaqui. É uma espécie de origem amazônica e possui algumas características que favorecem sua criação em tanques e viveiros escavados. ...
  • Dourado. ...
  • Tilápias. ...
  • Carpa. ...
  • Pacu. ...
  • Pintado. ...
  • Piau e piapara.

Os Bettas conseguem respirar tanto através das brânquias como puxando o ar da superfície, o que faz com que alguns acreditem que sua água não precisa estar oxigenada, não precisando de filtro ou de bomba.

Tilápia - A queridinha da piscicultura. Tem um peso ideal de abate em cerca de 800 gramas e por ser um peixe tropical, apresenta o maior potencial de desenvolvimento quando a temperatura da água se encontra entre 25°C e 30°C.

1 - Peixe espada
Sua pele prateada com reflexos azuis chamam atenção, assim como seus dentes caninos. Por ter o hábito noturno de caça, durante o dia ele nada para o fundo do mar. Ao entardecer se aproxima de praias e de costas, subindo até a superfície, assim facilitando a pesca esportiva.

Ele conta que as fêmeas fazem uma desova a cada 20 dias, e recomenda que a criação seja iniciada a partir dela, e não de alevinos (“filhotes”), como ocorre com outras espécies. O pesquisador afirma que o ideal é que cada fêmea, com tamanho de 10 a 15 centímetros, produza 2.000 alevinos por reprodução.

Os peixes guppy (barrigudinho ou lebiste), molinésia, peixe espada e platy são provavelmente as espécies vivíparas mais comuns de aquário. Após o acasalamento dos machos e fêmeas dessas espécies, formam-se ovos dentro dos corpos da fêmea.

Os quatro principais tipos de reprodução assexuada são: divisão binária, fragmentação, esporulação e brotamento.

Após um ano de cultivo, o produtor chega a receber, em média, R$ 5,50 por quilo da tambatinga.

Entre a Fase de Recria e Engorda, que pode durar de 4 a 8 meses, dependendo da partida do tamanho do alevino ou juvenil e o clima, ) as tilápias são abatidas com o peso entre 700g a 1kg, obtendo-se um ganho médio diário de peso de 4 a 5g.

Suportam águas com baixos teores de oxigênio dissolvido e atingem a maturidade sexual por volta do segundo ano de vida.

A tilápia é o peixe mais produzido em razão do custo-benefício. Ela atinge peso de consumo (de 230 gramas a 450 gramas) em seis meses, desde que o clima seja favorável e a comida seja de qualidade. A manutenção do tanque pode ser pequena, e o peixe tem a fama de comer “qualquer coisa”.

Com origem na África e Oriente Médio, a tilápia é uma das espécies mais criadas no Brasil para comercialização. É, sem dúvida, o peixe mais barato e fácil de preparar, segundo a chef de cozinha Cyntia Souza.

2.500 litros então eu vou precisar aí que o meu tanque de e ele tem a 2.500 litros podem ser eficiente tá para poder aí fazer toda a filtragem desses mil peixes já na fase de adulto nós estamos calculando aqui para fase de adulto para piscicultor não ter problema.

O recomendado é colocar no mesmo espaço espécies como lambaris ou arpas.