Qual peixe pode substituir a tilápia?

Perguntado por: erosa . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

O robalo é outro popular e tem carne mais fibrosa, mas com sabor e utilidade próximas da tilápia. O linguado é firme, mas macio, bom para assar ou grelhar. O bacalhau é rico em ômega 3, é típico da comida portuguesa e vai bem em vários recheios de pratos quentes.

Pescada: esse tipo de peixe fornece 172 kcal em sua porção, sendo fonte de vitamina A e B12, fósforo e ferro. Tilápia: também como uma quantidade calórica baixa (96 kcal) e baixo colesterol, a tilápia é fonte de ferro, ácido fólico e zinco.

A tilápia ajuda a prevenir a anemia, pois possui ótimos nutrientes, como vitaminas do complexo B3, B6, B9 e B12, magnésio, zinco. Auxiliando a manutenção de uma pele, cabelo e unhas mais saudáveis.

De acordo com a USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), o frango é uma das carnes mais ricas em proteínas.

Linguado. Esse é um pequeno peixe rico em ômega 3, ácido graxo que tem efeito anti-inflamatório e é importante para a manutenção das membranas celulares, funções cerebrais e transmissão de impulsos nervosos.

Top 8 – Os oitos peixes mais saborosos que você precisa experimentar

  • Tilápia. Sendo um peixe muito saboroso de água doce, ela possui a carne branca e úmida. ...
  • Salmão. O Salmão é bastante conhecido na culinária Japonesa. ...
  • Sardinha. ...
  • Atum. ...
  • Merluza. ...
  • Corvina. ...
  • Robalo. ...
  • Bacalhau.

7 tipos de peixes ideais para a sua dieta saudável

  • Dourado. Apelidado de "rei dos rios", o dourado tem propriedades que auxiliam na regeneração de tecidos, regula a pressão e o PH sanguíneos, facilita os processos digestivos e as contrações musculares. ...
  • Garoupa. ...
  • Linguado. ...
  • Robalo. ...
  • Salmão. ...
  • Sardinha. ...
  • Truta.

Na verdade, o Saint Peter é a tilápia vermelha, de origem israelense. Já a tilápia cinza é africana. Mas a característica mais importante na hora fazer a diferenciação é que a Saint Peter geralmente é criada em cativeiro e alimentada com ração, o que não deixa que a carne fique com o gosto de terra.

O linguado é considerado, por chefs e cozinheiros, como um dos melhores peixes e mais saborosos. Sua carne magra, branca, firme e de textura macia o torna uma das melhores opções de peixe para dieta.

Temos algumas boas opções de receitas de peixe frito sequinhos que formam ótimas porções. Você pode usar alguma dessas para sua receita de peixe frito em filé ou posta: porquinho, tilápia, linguado, tainha, peixe vermelho, peroá, piramutaba, cascudo, file de pescada, agulha, anchova, bagre, merluza, traíra e polaca.

A chef Cyntia explica que tilápia, pacu e pintado lideram a lista dos mais baratos, mas há ainda outras opções que podem ser econômicas.

Um dos mais vendidos pela indústria pesqueira é o atum, dos quais existem diferentes espécies. Nesse caso, o atum vermelho não deve ser consumido regularmente. Este aviso é especialmente importante para crianças e mulheres grávidas. Este tipo de peixe deve ser consumido uma vez por semana no máximo.

Alguns dos peixes mais seguros de serem consumidos são: arraia, aracu, pacu, acari, sarda, branquinha, tainha e pirapitinga. A contaminação por mercúrio é mais grave para mulheres grávidas, que podem ter dificuldades na gestação, sendo que o bebê também pode nascer com problemas.

Os peixes mais afetados pelos metais pesados são justamente aqueles que mais agradam o paladar brasileiro, como salmão, namorado, pescada, atum, cação e sardinha. “É importante que levemos em consideração que os peixes tendem a acumular poluentes como os metais pesados.

Os peixes magros são: bacalhau, bonito, badejo, cação, carpa, corvina, dourado, lambari, linguado, merluza, namorado, pescada e tilápia.

Peixe. O peixe é um alimento altamente nutritivo e determinadas espécies são especialmente ricas em ferro. Exemplos são o carapau, a cavala, o chicharro e a sardinha que por 100g apresentam entre 1,2 e 1,7 mg de ferro, ou seja, 6 a 9% das necessidades diárias 3.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de pescado ao menos de uma a duas vezes por semana. O peixe é fonte de proteína e possui alto valor biológico.

Salmão

Salmão. O peixe é uma excelente escolha para compor o cardápio de quem pretende ganhar massa muscular. O salmão é rico em proteínas e em ômega 3, gordura que possui efeito anti-inflamatório e ajuda na recuperação muscular.

Aves e peixes são considerados as melhores proteínas animais que você consumir em sua dieta, disse Laster. O peixe é saudado por especialistas pelos seus ácidos graxos e ômega-3, que podem proteger contra doenças cardiovasculares. Além disso, o peixe também é rico em vitamina D, selênio e proteína.