Qual peixe bota ovo pela boca?

Perguntado por: apinheiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Para quem acha que carregar um bebé na barriga pode ser fisicamente desgastante, sobretudo na parte final da gravidez, veja este exemplo da natureza: os machos de Opistognathus, a quem os anglo-saxónicos chamam “jawfish”, fertilizam os ovos depois do acasalamento e, de seguida, recolhem-nos na boca, de modo a protegê- ...

Peixes ovíparos
A reprodução ovípara é bem comum entre as espécies dos peixes, pois mais de 90% deles nascem por meio de ovos. Aliás, esse é também o processo pelo qual passam outros animais do reino animal, como répteis, anfíbios, moluscos, aves e alguns aracnídeos, além de boa parte dos insetos.

Muitas das espécies de peixes chamadas de 'vivíparas de aquário' são, na verdade, ovovivíparas em seu estado natural. Entre elas, encontramos alguns peixes altamente valorizados em aquários, tais como: Guppy. Peixe-agulha.

Imagens impressionantes mostram o momento em que um peixe da espécie, natural da África, "engole" seus filhotes para protegê-los de predadores.

Também conhecido como Firemouth, o Peixe Boca de Fogo é uma espécie de peixe ciclídeo nativo da América Central. Tamanho: 8 cm.

Pesquisadores descobriram que, mesmo removendo o anzol da boca de um peixe que foi capturado e colocado de volta na água, a capacidade do animal de se alimentar fica limitada.

Durante a respiração, o peixe abre a boca fazendo com que mais água entre, já que a pressão diminui. Depois, o peixe fecha a boca, aumentando a pressão e fazendo a água passar por esta cavidade opercular.

No caso dos peixes ovíparos, a fecundação é interna.
O macho possui um órgão copulador que introduz os espermatozóides no corpo da fêmea. A fêmea então fecunda os óvulos que posteriormente são expelidos para terem seu desenvolvimento no meio externo, na água.

tubarões-lixa

Os tubarões-lixa têm ampla distribuição e é considerada uma espécie ovípara.

Além da maioria dos mamíferos, algumas espécies de anfíbios, de répteis (viviparidade é observada apenas em alguns representantes da ordem Squamata), de peixes e até de alguns insetos, como alguns pulgões, são vivíparas.

O ovo existe, na história evolutiva, há muitos milhões de anos, bem antes até dos peixes, que também botam ovos e surgiram antes dos répteis.

Agora que você já sabe como cuidar de aquário, é hora de conhecer alguns peixes de fácil trato que se dão muito bem com aquaristas iniciantes!

  1. Peixe tetra neon. Este pequeno peixinho é um dos mais adorados pelos aquaristas. ...
  2. Mato grosso. ...
  3. Peixe limpa-vidro. ...
  4. Tanictis. ...
  5. Acará bandeira.

Por conta de sua anatomia, o Microbrachius precisava fazer uma estranha "dança" de acasalamento. "O peixe precisava copular de lado, como numa espécie de dança, em que as barbatanas serviam para dar apoio enquanto o macho introduzia seu membro na fêmea", diz Long. Curiosamente, essa forma de reprodução não durou.

Merluza

Merluza. Parecida com a tilápia, a merluza também possui carne branca, magra e poucas espinhas.

Existe uma espécie africana de peixe chamada Astatotilapia burtoni, que se destaca por um comportamento diferente do que os seres humanos estão acostumados: as mães às vezes comem os próprios filhotes.