Qual pássaro traz carrapato?

Perguntado por: isalgueiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

O carrapateiro (Milvago chimachima ) é uma das aves de rapina mais conhecidas no Brasil.

O carrapato-estrela não é o carrapato comum, que encontramos geralmente em cachorros – a espécie Amblyomma cajennense, transmissora da doença, pode ser encontrada em animais de grande porte (bois, cavalos, etc.), cães, aves domésticas, gambás, coelhos e especialmente, na capivara.

Não esmagar o carrapato com as unhas, pois ele pode liberar as bactérias e contaminar partes do corpo com lesões. Examinar o próprio corpo a cada 3 horas, a fim de verificar a presença de carrapatos e retirá-los, preferencialmente, com o auxílio de pinça.

cravo da índia

O cravo da índia é um antibacteriano natural que, por ter um cheiro forte, acaba repelindo pulgas e carrapatos - também pode afastar moscas e mosquitos, que podem transmitir outras doenças aos cães.

8 – Neem: o potente óleo inimigo dos carrapatos
Se usar o óleo essencial de Neem, dilua 2 gotas do óleo em meio litro de água.

Na formação de seu ninho, a carrapato fêmea busca lugares altos, sem umidade e com baixa luminosidade, como em frestas, rodapés, batentes de porta, atrás de quadros e embaixo dos estrados das camas.

Ao matar o carrapato, não esprema e nem pise no parasita, pois isso não é suficiente para eliminá-lo. Essa atitude, pode espalhar ovos pela casa e piorar a infestação.

Remédio para carrapato: 5 opções

  • Remédio Bravecto. Um produto com ótima avaliação do mercado é o Bravecto, remédio que elimina carrapatos e pulgas de cães e gatos e até da sua casa, em até 12 horas. ...
  • Remédio Nexgard. ...
  • Remédio para carrapato Simparic. ...
  • Coleiras antipulgas e carrapatos. ...
  • Remédios naturais para carrapatos.

Essas pequenas pragas podem se fixar entre os dedos das patas, atrás da cabeça, embaixo da coleira, atrás e dentro das orelhas, perto ou embaixo do rabo e embaixo das pernas.

Jade informa que os ambientes mais propensos à infestação são lugares quentes e úmidos, gramas, com alta concentração de animais e de higiene precária. “Vale lembrar que quando encontramos pulgas e carrapatos em nossos pets, é um sinal de que todo o ambiente em que vivem está infestado”, garante.

Carrapatos não são insetos e não podem voar. Eles só podem se movimentar a longas distâncias enquanto se alimentam de um hospedeiro, porque o hospedeiro se movimenta em seu ambiente.

O período de maior incidência da doença é entre os meses de junho a outubro, quando os carrapatos estão mais ativos. Para que haja a contaminação, é necessário estar em contato com o carrapato por um período prolongado de tempo.

Uma delas é o uso de repelentes à base de DEET, que protegem contra o carrapato. Outra dica é usar roupas compridas e claras, pois isso ajuda a visualizar mais fácil, caso algum deles suba em você. Para quem costuma fazer trilha ou passarinhadas, uma opção é usar fita-crepe na “boca” da calça.

butox

O melhor produto para acabar com carrapatos no quintal ou dentro de casa é o butox. O líquido deve ser usado com bastante cuidado, visto que é tóxico se inalado e traz riscos para a saúde do cachorro.

Limpe roupas e acessórios
Para se ver livre dos parasitas, não basta saber como eliminar carrapatos do ambiente. Esses visitantes indesejados também gostam de se infiltrar em roupas e acessórios, sendo necessária uma faxina geral para matá-los de vez. Utilize água morna na lavagem de roupas e objetos para eliminá-los.

Alguma dica de como eliminar carrapato do quintal? Misture duas xícaras de vinagre de maçã, meia colher de bicarbonato de sódio e uma xícara de água morna. Coloque a solução em um borrifador e aplique no local com carrapato.