Qual pássaro que grita alto?

Perguntado por: mpinho . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Trata-se da araponga-da-amazônia (Procnias albus), espécie comum em Roraima e no Pará, cujo canto pode atingir 125 decibéis (dB), um pouco menos que uma turbina de avião a jato, que chega a 140 dB, mas mais do que um show de rock (até 120 dB), serra elétrica (110 dB), furadeira (100 dB) e rua com tráfego intenso (85 dB ...

Como já adiantamos, há pássaros que cantam à noite, mas por que fazem isso? É muito simples: pelas mesmas razões que as aves que cantam durante o dia, ou seja, para acasalar e/ou proteger seu território.

A espécie é brasileira e bastante comum entre os estados de Roraima e do Pará. Seu canto é mais alto que o grito de um macaco bugio; mais intenso que um show de rock ou o trânsito de uma cidade barulhenta. O ruído só fica abaixo do emitido pela turbina de um avião.

O canto é uma atividade muito importante: as aves cantam para se comunicar. Os machos fazem isso para atrair as fêmeas; os filhotes, para chamar a atenção de suas mães. Além disso, cada espécie tem seu próprio canto, que é diferente do das demais.

Esse aplicativo é o Twigle Birds. Ele funciona como o Shazam, mas seu objetivo é identificar o nome dos pássaros através de sua cantoria. A ferramenta está presente no iOS e é uma boa alternativa para os amantes dos pássaros que querem conhecer mais detalhes sobre a espécie.

Tô-fraco, tô-fraco, tô-fraco… a galinha-d'angola (Numida meleagris), também conhecida por guiné, coca, galinha-do-mato, capote, capota, sakué, pintada, picota (na Amazônia) ou fraca, cakuê (em algumas regiões da Bahia) é uma ave da ordem dos Galliformes, originária da África e introduzida no Brasil pelos colonizadores ...

O bucólico despertador tem um nome: sabiá-laranjeira. O canto desse passarinho ecoa logo cedo em diversas pontos da cidade, junto com o barulho dos primeiros carros que começam a circular pelas ruas.

O curupira é danado, até malvado dizem, sempre disposto a sacanear as pessoas na mata. Muitos têm medo dele e, só de ouvir seu assobio à noite, ficam preocupados.

A lenda peruana conta que um bebê foi abandonado por sua mãe na floresta para evitar que morresse por uma peste que já havia dizimado todo o povo. Ele então se transformou em uma ave, que todas as noites lamenta por sua mãe. Há muita superstição em torno dessa ave.

Sobre o canto, as corujas assim como outras aves, cantam para se comunicar com outras corujas. No período reprodutivo elas vocalizam com mais frequência, normalmente para defender o território do ninho ou para conquistar um (a) parceiro(a).

Os resultados foram conclusivos e demonstraram que os Sabiás que habitam regiões da cidade altamente impactadas pela poluição sonora , se adaptaram ao barulho excessivo, deslocando seus horários de canto para o meio da madrugada.

Segundo os sertanejos, o urutau aparece na hora em que a lua nasce e seu canto triste se assemelha a “foi, foi, foi...”. Uma lenda diz que o pássaro seria uma mulher que perdera seu amor. Por isto, ele teria o nome de pássaro-fantasma. Outros dizem que o canto da ave é um presságio ou aviso de morte de algum familiar.

Uma das explicações dadas pelos indígenas brasileiros para o canto triste do urutau vem por meio de uma lenda:uma índia fora transformada em ave, o urutau, e canta seus lamentos amorosos todas as noites.

Uma das lendas diz que a pessoa que ouvir o canto do uirapuru será abençoada com boa sorte e poderá fazer um pedido, que certamente será realizado.

Eles podem gritar para cumprimentá-lo ou para chamar o seu "bando" de volta para casa (mesmo quando o animal for o único papagaio da casa). Em alguns casos, eles gritam quando estão animados ou entediados demais, em outros, por estar barulho ou silêncio demais na casa.

Quem tem uma ave de estimação sabe que estes animais costumam cantar, e alguns, como papagaios e calopsitas, podem até falar algumas palavras e frases. Porém, assim como cães e gatos, que latem e miam para se comunicar, um papagaio gritando pode estar querendo chamar sua atenção para algo que ele precisa.

Os corvos, as cacatuas e os estorninhos são os exemplos mais conhecidos”, conta. Outro bicho curioso é a ave-lira, que consegue não só imitar a voz humana, mas até o som uma buzina de automóvel!

Continuar lendo Por que o gavião grita?