Qual pássaro de Ossain?

Perguntado por: equarteira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Ossain (Ossanha) - É o orixá das plantas, detentor dos poderes de cura das folhas e ervas. Habita as florestas e tem uma perna só, como se fosse um tronco de árvore. Carrega uma ferramenta contendo sete lanças e o pássaro Eyê, representando o poder da floresta.

A quizila do Orixá Ossain é a ventania, por isso é preferível que suas oferendas sejam entregues nas matas virgens. Suas principais oferendas são o fumo, o mel e a cachaça.

Saudação de Ossaim: “Ewé Ó”, que significa “Salve as folhas!”. Existem ainda outras variações dessa saudação como Ewê ewê asá, ou Asá ô, ou Eruejé. Cores de Ossaim: suas principais cores são o verde e branco.

Seus números para sorte: 4, 6 e 42. Ossaim é o Senhor das folhas e plantas.

Os filhos de Ossain são muito ligados aos estudos e à reflexão; geralmente são cientistas, pesquisadores, médicos. São generosos, tolerantes, afetuosos e prezam pela liberdade. Gostam muito de animais e de plantas. Não possuem ambição e são completamente desprendidos de interesses materiais.

Quinta-feira: Logun Edé, Oxóssi e Ossain.

ewê

No final do texto, Ossain diz que não pode ficar com a mãe porque é ewê (a folha). Ewê, na religiosidade africana, é a força das folhas, força essa que dá vitalidade aos Orixás.

Dia 5 de outubro é considerado o dia de Ossain na Umbanda, um orixá misterioso considerado o “Senhor do segredo das folhas”. Conheça um pouco sobre ele e uma poderosa oração para rezar em outubro.

Os filhos de Ossaim são individualistas no sentido de não se preocuparem com o que acontece fora da sua esfera de atuação. São aquelas pessoas muito ligadas a religiosidade e pelos aspectos ritualísticos, a ordem, os costumes, as tradições e os gestos marcados e repetitivos os fascinam.

Feche a informação dizendo que, desde a infância, Ossain conhecia muito bem as plantas medicinais, pois se dedicava às matas, gostava de estar entre as plantas, árvores e se tornou conhecedor de todas elas.

Orixás - Ossain (Ossanha)
Seu dia é quinta-feira, verde e branco suas cores.

Assim como Oxóssi, Ossaim é um orixá que tem a sua história ligada às matas e florestas. Em terras brasileiras, também aparece em vários cultos afro com a denominação de Catendê, Águê, Ossãe, Ossonhe e Ossanha. Sendo bastante próximo do reino das plantas, esse orixá é geralmente apresentado pelas tonalidades verdes.

Frutas ácidas ( limão, etc.) Milho derivados (fubá, etc.)

Havia na África, em uma certa época, um casal que tinha três filhos. Um deles chamava-se Ossain.

Aquele que detém o poder das folhas.
Também chamado de Ossanyn ou Ossanha, esta divindade habita florestas e somente seus filhos podem apanhar suas ervas sagradas. Corresponde, no Candomblé Angola, ao nkisi Katendê, senhor das jinsaba (folhas).

Culto ao Orixá
Assim como todos os Orixás, Ossaim também possui sua própria saudação que tem como finalidade agradecer aos Seres de Luz pelas conquistas. No caso desse Orixá, a saudação é feita da seguinte forma: Ewé Ó, que significa “Salve as folhas“. Outra forma de cultuar esse Orixá é através das oferendas.

Considerado o pai das plantas sagradas e milagrosas, Ossain é o Orixá da cura. Por ter o conhecimento e poder sobre qualquer vegetação, consegue a cura de todos os males de maneira natural. Dessa forma, é um Orixá que atua em trabalhos pela saúde e ajuda quem procura levar uma vida saudável.

Ao acender a vela ao Orixá, coloque embaixo um pratinho limpo, que não precisa ser novo e pode ser reutilizado após a queima da vela. Ao lado da vela, sugere-se colocar um copo de água cheio. Acenda a vela, ajoelhe-se e faça seu pedido ou agradecimento.

Ossain é o pai das plantas sagradas e milagrosas. Possui o poder sobre qualquer tipo de vegetação e delas consegue extrair as curas de todos os males. É o defensor da saúde e auxilia todos aqueles que buscam uma vida saudável.