Qual pássaro canta às 4 da manhã?

Perguntado por: oandrade . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

melro

Um melro, tordo ou pisco-de-peito-ruivo. Este é o grupo de pássaros mais madrugador: acorda pelas 4h e começa a cantar às 6h30.

Urutau

Urutau. Você sabe qual pássaro que canta à noite tem a fama de ser o mais assustador? É o Urutau ou Mãe-da-lua, como também é conhecido esse pássaro típico do Mato Grosso e da Amazônia.

Como já adiantamos, há pássaros que cantam à noite, mas por que fazem isso? É muito simples: pelas mesmas razões que as aves que cantam durante o dia, ou seja, para acasalar e/ou proteger seu território.

Eles cantam não para nos acordar, mas para demarcar território e indicar que quem manda naquele espaço é ele”, salienta. Ou seja, como os galos são animais territorialistas, o canto antes do amanhecer serve para que ele demarque seu território.

Mas por que os sabiás-laranjeiras cantam em plena madrugada? E por que esse fenômeno é típico das grandes cidades? A causa é: a poluição sonora. Os sabiás cantam para demarcar território e para atrair as fêmeas para a cópula.

Conheça algumas de nossas aves noturnas

  1. Urutau (Nyctibius griseus) ...
  2. Tuju (Lurocalis semitorquatus) ...
  3. Corujinha-do-mato (Megascops choliba) ...
  4. Corujinha-sapo (Megascops atricapilla) ...
  5. Coruja-orelhuda (Asio clamator) ...
  6. Suindara (Tyto furcata) ...
  7. Murucututu (Pulsatrix perspicillata)

Há quem diga que quando o bem-te-vi canta é sinal de que vai chover. Outras pessoas acreditam que quando um bem-te-vi se põe a cantarolar no quintal ou jardim de uma casa, a mulher moradora dali está grávida.

“Trata-se de um mocho-pequeno Otus scops espécie que não sendo das mais comuns no nosso país, pode ainda assim ser ouvida na região de Leiria”, esclarece Hugo Sampaio, ornitólogo e técnico da SPEA. O assobio monossilábico do mocho-pequeno-d'orelhas é ouvido numa cadência que o repete a cada três segundos, horas a fio.

Sobre o canto, as corujas assim como outras aves, cantam para se comunicar com outras corujas. No período reprodutivo elas vocalizam com mais frequência, normalmente para defender o território do ninho ou para conquistar um (a) parceiro(a).

Há vários motivos pelos quais os pássaros cantam. Principalmente ao anoitecer. Por um lado, temos a poluição sonora, que diminui quando começa a escurecer. Além disso, nessa ocasião a temperatura é mais baixa e o vento é mais calmo, o que melhora muito a transmissão do som.

Laboratório cria “Shazam dos Pássaros” Ouvir o canto de um pássaro pode despertar a curiosidade de saber qual espécie está emitindo o som. O Laboratório Cornell de Ornitologia pode ajudar a descobrir.

Em algumas regiões, é considerado uma ave de mau agouro. Alguns interpretam seu canto, muito parecido com uma gargalhada, como "Deus-chamou" ou "Deus quer um", indicando que a morte estaria próxima de vir a quem o escuta.

Trata-se da araponga-da-amazônia (Procnias albus), espécie comum em Roraima e no Pará, cujo canto pode atingir 125 decibéis (dB), um pouco menos que uma turbina de avião a jato, que chega a 140 dB, mas mais do que um show de rock (até 120 dB), serra elétrica (110 dB), furadeira (100 dB) e rua com tráfego intenso (85 dB ...

Esse tipo de som é uma indicação sutil de um ambiente natural intacto, desviando a atenção de fatores que causam estresse, segundo estudo.

“Canto do galo era uma divisão de tempo romano, indicando o fim da terceira vigília, cerca das três horas da madrugada”.

No Brasil, em Espanha e em Portugal, acredita-se que o canto do galo fora de horas (antes ou à meia-noite) é mau augúrio: alguém da casa, ou vizinho, vai morrer. O galo agrega-se, assim, aos animais anunciantes da morte: o mocho, a borboleta negra, o morcego, o cão, o gato…

As galinhas acordam por volta das 6h, depois são alimentadas no sistema. Elas têm acesso à alimentação durante todo o dia, mas você não deve incomodá-las durante o período de a postura.

O canto de sabiá tem um propósito bem claro. É utilizado como forma de demarcar o território, na ideia de afirmar o local que está naquele momento.

Na natureza, dia e noite, o canto do quero-quero acaba por sinalizar a presença de predadores também para outras espécies, porque, diante do perigo, esses pássaros são os primeiros a gritar. Outros nomes de quero-queros são: quem-quem, espanta-boiada, tetéu, xexéu e abibe-do-sul.

Segundo a pesquisadora Erika Hingst-Zaher, do Observatório de Aves do Instituto Butantan, experimentos mostram que em cidade com menos barulho os sabiás começam a cantar às 6 horas, enquanto em São Paulo começam por volta das 3 horas.