Qual pássaro canta às 3 da manhã?

Perguntado por: tnogueira . Última atualização: 26 de abril de 2023
4 / 5 7 votos

sabiá-laranjeira

É comum nesta época do ano o paulistano ouvir lá pelas 2 e 3h da madrugada o belo cantar, que chega a atingir incríveis 70 dB (decibéis, que é uma unidade de medida do nível do som/ruído, da intensidade sonora, do nível de pressão acústica) de um pássaro bem peculiar, o sabiá-laranjeira.

melro

Um melro, tordo ou pisco-de-peito-ruivo. Este é o grupo de pássaros mais madrugador: acorda pelas 4h e começa a cantar às 6h30.

sabiá-laranjeira

O bucólico despertador tem um nome: sabiá-laranjeira. O canto desse passarinho ecoa logo cedo em diversas pontos da cidade, junto com o barulho dos primeiros carros que começam a circular pelas ruas.

Mas por que os sabiás-laranjeiras cantam em plena madrugada? E por que esse fenômeno é típico das grandes cidades? A causa é: a poluição sonora. Os sabiás cantam para demarcar território e para atrair as fêmeas para a cópula.

Popularmente essa ave é mais conhecida como curiango, em função de seus hábitos noturnos. Tanto que é associada a profissões de vigilante, taxista e padeiro, que tem na noite a sua principal rotina. Outro nome é bacurau. As duas alcunhas se referem também a seus assobios onomatopaicos.

Há quem diga que quando o bem-te-vi canta é sinal de que vai chover. Outras pessoas acreditam que quando um bem-te-vi se põe a cantarolar no quintal ou jardim de uma casa, a mulher moradora dali está grávida. Nesse artigo, vamos falar mais sobre um dos pássaros mais queridos e conhecidos do Brasil.

Muitas pessoas associam determinadas aves a entes queridos já falecidos. Para elas, a visita de um passarinho em especial significa que alguém que está no céu veio te mandar uma mensagem ou aviso, ou, simplesmente, matar a saudade.

Canto de quero-quero
Esse som deu origem ao seu nome popular. A vocalização é um sinal de defesa contra invasores de ninhos. Na natureza, dia e noite, o canto do quero-quero acaba por sinalizar a presença de predadores também para outras espécies, porque, diante do perigo, esses pássaros são os primeiros a gritar.

Ou seja, como os galos são animais territorialistas, o canto antes do amanhecer serve para que ele demarque seu território.

Seis aves que pode ouvir agora à noite (e os sons que fazem)

  1. Coruja-das-torres (Tyto alba) Coruja-das-torres (Tyto alba). ...
  2. Mocho-galego (Athene noctua) Mocho-galego (Athene noctua). ...
  3. Coruja-do-mato (Strix aluco) ...
  4. Coruja-do-nabal (Asio flammeus) ...
  5. Alcaravão (Burhinus oedicnemus) ...
  6. Bufo-real (Bubo bubo)

O canto de sabiá tem um propósito bem claro. É utilizado como forma de demarcar o território, na ideia de afirmar o local que está naquele momento. Para os machos, o canto também é usado para atrair a atenção das fêmeas. As fêmeas também cantam, mas com uma frequência menor se comparada aos machos.

No Brasil, a Galinha-d'angola com as penas de cor cinza e as inúmeras pintinhas brancas é a mais comum e conhecida. Seu canto inconfundível, que anuncia “tô fraca, tô fraca”, torna a ave ainda mais querida e popular por aqui.

Acordam às 6h, dão uma espreguiçada e começam a cantar a partir das 6h30. Conclusão da pesquisa: o sabiá antecipou seu canto de amor para atrair as fêmeas e demarcar território, para antecipar-se e evitar o barulho crescente nas grandes cidades.

O Sabiá laranjeira é a ave que sinaliza o início da Primavera, pois antes mesmo do dia clarear é o primeiro que canta, como se quisesse acordar todo mundo para ver o nascer do sol.

e e esse é o coleirinho. também chamado de papa-capim papa-arroz gola Cruz e um tanto de outros nomes é o mais popular dos papa-capins dos passarinhos do gênero esporófito e também é o mais abundante na maioria dos lugares onde ele. ocorre.

O canto madrugador do Sabiá-Laranjeira, que é a ave símbolo do Brasil, é uma adaptação que o pássaro fez para sobreviver na cidade. O período reprodutivo do sabiá vai de setembro a janeiro e o macho canta para atrair a fêmea. Por causa do barulho do ambiente urbano, eles começaram a cantar mais cedo para serem ouvidos.

Em uma tempestade, eles vão ao ninho ou tentam encontrar um lugar longe do vento para se "aninhar" e ficar com todas as penas bem perto de seus corpos. Devido ao modo como as penas se encaixam e o óleo ou pó nelas, é como usar uma capa de chuva e a pele não fica molhada.