Qual passarinho que canta de madrugada?

Perguntado por: osouza9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Sabe qual pássaro canta à noite? O Bacurau! Essa espécie é bastante conhecida como Curiango ou Amanhã Eu Vou, como citado na música de mesmo nome, composta por Beduíno em parceria com o grande Luiz Gonzaga. O canto dele pode ser considerado assustador e penetrante, ouvido por horas durante as noites.

melro

Um melro, tordo ou pisco-de-peito-ruivo. Este é o grupo de pássaros mais madrugador: acorda pelas 4h e começa a cantar às 6h30.

Os sabiás cantam para demarcar território e para atrair as fêmeas para a cópula. Nas áreas mais calmas e silenciosas, como em ambientes naturais, eles começam a cantar por volta de 6h30 da manhã.

Ou seja, como os galos são animais territorialistas, o canto antes do amanhecer serve para que ele demarque seu território.

No ciclo diário, a luz é o fator principal que influi no canto. São mais aves que cantam durante o amanhecer (esse canto pode durar de 20 a 40 minutos) do que os pássaros que cantam em outros momentos do dia.

Conheça algumas de nossas aves noturnas

  1. Urutau (Nyctibius griseus) ...
  2. Tuju (Lurocalis semitorquatus) ...
  3. Corujinha-do-mato (Megascops choliba) ...
  4. Corujinha-sapo (Megascops atricapilla) ...
  5. Coruja-orelhuda (Asio clamator) ...
  6. Suindara (Tyto furcata) ...
  7. Murucututu (Pulsatrix perspicillata)

Há quem diga que quando o bem-te-vi canta é sinal de que vai chover. Outras pessoas acreditam que quando um bem-te-vi se põe a cantarolar no quintal ou jardim de uma casa, a mulher moradora dali está grávida.

Uma interpretação recorrente é a de que passarinho entrando na janela significa mudanças em um futuro próximo, sejam elas positivas ou negativas. Por exemplo, a cena pode indicar a proximidade da resolução de um problema, ou uma separação iminente. No âmbito das mudanças é que se encontram as previsões de falecimentos.

O canto de sabiá tem um propósito bem claro. É utilizado como forma de demarcar o território, na ideia de afirmar o local que está naquele momento. Para os machos, o canto também é usado para atrair a atenção das fêmeas. As fêmeas também cantam, mas com uma frequência menor se comparada aos machos.

No Brasil, a Galinha-d'angola com as penas de cor cinza e as inúmeras pintinhas brancas é a mais comum e conhecida. Seu canto inconfundível, que anuncia “tô fraca, tô fraca”, torna a ave ainda mais querida e popular por aqui.

Em tupi, sabiá significa “aquele que reza muito”, em alusão à voz dessa ave. Segundo uma lenda indígena, quando uma criança ouve, durante a madrugada, no início da primavera, o canto do sabiá, será abençoada com muita paz, amor e felicidade.

As aves tendem a preferir as horas noturnas para dormir, assim como nós, pois regulam seus ciclos de sono ao nascer e ao pôr do sol, o que significa que durante o inverno dormirão mais horas e durante o verão reduzirão seus ciclos de sono.

A observação é a maneira mais eficaz de aprender a identificar pássaros pelo canto. Ao ouvir um pássaro cantar, você deve prestar muita atenção para associar sua morfologia com o som que produz. No entanto, o mais importante é ouvir atentamente as variações emitidas no canto. Caso contrário, todos parecerão idênticos.

As aves geralmente procuram abrigo do vento e da chuva em arbustos densos ou matagais, próximos a troncos pesados de árvores e no lado oposto ao vento de bosques e florestas.

No Brasil, em Espanha e em Portugal, acredita-se que o canto do galo fora de horas (antes ou à meia-noite) é mau augúrio: alguém da casa, ou vizinho, vai morrer.

Cada um dos evangelistas se refere ao “cantar do galo” em conexão com o período em que Pedro negou a Jesus. “34 Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás.”

As galinhas acordam por volta das 6h, depois são alimentadas no sistema. Elas têm acesso à alimentação durante todo o dia, mas você não deve incomodá-las durante o período de a postura.

Por que os pássaros batem no vidro
O principal problema do vidro para os pássaros é a transparência, que faz parecer que não existe nenhuma barreira entre o exterior e o interior, ou então os reflexos de céu ou de árvores, que confundem o pássaro, fazendo com que ele pense que o vidro não existe.