Qual parte do sistema nervoso central comanda o ato reflexo?

Perguntado por: aperes7 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

A maior parte dos atos reflexos têm a sua origem na espinal medula, sem intervenção do encéfalo.

Um arco reflexo é a via de transmissão que um reflexo nervoso segue, como o reflexo patelar. 1. Uma pancada suave no joelho estimula os receptores sensitivos, criando um sinal nervoso. O sinal viaja ao longo de um nervo até a medula espinhal.

No caso do reflexo patelar, os neurônios sensoriais transmitem o impulso nervoso diretamente para os neurônios motores, que partem da região ventral medular e vão estimular os músculos da coxa, fato que determina o movimento da perna, que se encontra dobrada e pendendo livremente.

a) Os neurônios que participam do reflexo patelar são os neurônios sensoriais (ou aferentes) e os neurônios motores (ou eferentes).

A acção ou ato reflexo, portanto é "comandado" pela substância cinzenta (núcleos ou conjunto de corpos neuronais) do sistema nervoso. Partindo da substância cinzenta (da medula, córtex, gânglios da base, etc.)

O ato reflexo é de extrema importância para a sobrevivência, pois ajuda a tomar decisões que necessitam de resposta imediata. Isso evita, por exemplo, que tenhamos graves ferimentos como ao tocar em uma panela quente.

Classificação dos reflexos

  • Reflexos bulbares. São os reflexos capazes de controlar os sistemas respiratório e cardiovascular.
  • Reflexos medulares. Já os reflexos medulares são separados em dois: os exteroceptivos e os proprioceptivos. ...
  • Reflexo de estiramento. ...
  • Reflexo de retirada. ...
  • Reflexo tendíneo.

O arco reflexo (Fig. 4.1) é composto por: 1) receptor sensorial; 2) neurônio sensorial; 3) centro integrador (medula, no caso de reflexos medulares); 4) neurônio motor; e 5) efetor (músculo esquelético, no caso de movimento). Podem existir também interneurônios entre o neurônio sensorial e o motor.

reflexo repetindo o ato é o que você faz. e o arco é o caminho que aquele estímulo vai percorrer desde a sua percepção. até basicamente a sua resposta.

O SNP é a parte do sistema nervoso formada pelos nervos e gânglios. Sua função primordial é levar informações dos órgãos periféricos até o SNC e trazer as respostas desse sistema novamente para os órgãos. Sendo assim, esse sistema é responsável por conduzir informações.

O centro reflexo está situado na medula espinhal, sendo constituído pelos neurônios motores; ao fazer a conexão com os neurônios motores alfa, estes irão se despolarizar e conduzir os estímulos (potencial de ação) para a periferia através de seus axônios (condutores efetores) que compõem as raízes anteriores.

Dos membros inferiores: a) Reflexo patelar: Neste reflexo há o estimulo do nervo femoral através da percussão do tendão patelar (ONDE FICA), que resulta na contração do músculo quadríceps femoral e consequente extensão do joelho percutido.

Quando o tendão do músculo da coxa, inserido na patela, um osso do joelho, é estimulado pelo martelo, a distensão estimula receptores nele presentes que geram um impulso nervoso transmitido por um neurônio sensitivo a um neurônio motor e deste para o músculo, que se contrai, e o paciente dá um “chute no ar” – é o ato ...

O sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo e medula espinhal. O sistema nervoso periférico é formado pelos gânglios e nervos.