Qual parte do rim absorve água?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

No túbulo proximal ocorre a maior parte da reabsorção de água e sódio, duas substâncias essenciais para o funcionamento do corpo. Estima-se que cerca de 67% a 80% de íons Na+ e água são absorvidos do filtrado nessa etapa. Na alça de Henle e no túbulo distal, substâncias também são reabsorvidas.

Quando bebemos água, o líquido passa pelo esôfago (canal que leva o alimento ao estômago), segue para o intestino e cai na corrente sanguínea até chegar aos rins (temos dois com formato semelhante ao grão de feijão, mas bem maiores).

Túbulo Contorcido Distal: reabsorve cerca de 8% do cálcio filtrado. É um local importante na regulação da excreção de Ca2+. Ao contrário das outras porções do néfron, o TCD reabsorve cálcio predominantemente de forma ativa, via transcelular.

I. A reabsorção de água nos rins é controlada pelo hormônio antidiurético (ADH), também chamado vasopressina. II.

O néfron é a unidade funcional básica do rim, responsável pela formação da urina. Cada rim humano possui aproximadamente 1.200.000 néfrons. A função do néfron é filtrar os elementos do plasma sanguíneo e eliminar através da urina as excretas indesejadas.

No túbulo proximal ocorre a maior parte da reabsorção de água e sódio, duas substâncias essenciais para o funcionamento do corpo. Estima-se que cerca de 67% a 80% de íons Na+ e água são absorvidos do filtrado nessa etapa.

A parte descendente é impermeável a íons e permeável a água e também tem a capacidade de reabsorver a água e retorná-la para o sangue. Já a parte ascendente é impermeável a água e permeável a íons. Assim a alça de Henle controla a osmolaridade no sangue.

A medida que o sangue passa pelos túbulos, o líquido e a água são filtrados para dentro da cápsula de Bowman. Sendo assim, ela funciona como se fosse um recipiente para a água e outras impurezas retiradas do sangue, e, com isso, gerar a formação de um líquido também conhecido como urina.

A falta da água no corpo e no ambiente desequilibra o órgão ao ponto de produzir as pedras – explica Bagustti, médico da Clínica de Doenças Remais de Brasília, credenciada pelo SIS. Equilíbrio, aliás, é palavra-chave na matemática do rim.

Os rins são fundamentais no funcionamento do corpo.

Cerca de 45 minutos.

O túbulo contorcido proximal caracteriza-se por sua alta capacidade de reabsorção dos solutos filtrados que, na sua maioria, estão acoplados à reabsorção do sódio. Cerca de dois terços da carga de Na+, que é filtrada, é reabsorvida neste segmento do néfron principalmente através da via paracelular.

No túbulo proximal, ocorre a reabsorção de aproximadamente 65% do total filtrado de sódio e água, além de uma alta, porém menor, reabsorção de cloreto. O sódio é altamente reabsorvido neste local, devido à grande capacidade de reabsorção ativa e passiva do sódio.

O túbulo proximal é responsável pela reabsorção de cerca de 67% do ultrafiltrado glomerular, demonstrando a sua alta permeabilidade, motivo pelo qual seu epitélio é classificado como leaky, assim como o epitélio intestinal e da vesícula biliar.

Hormônio antidiurético: também conhecido como vasopressina, ele é responsável por garantir a retenção hídrica nos rins, aumentando a concentração da urina.

O ureter tem como função transportar a urina dos rins para a bexiga, por meio de movimentos peristálticos (ondas) da musculatura lisa. Os ureteres são dois tubos que ligam os rins à bexiga. Fazem parte do aparelho urinário, juntamente com os rins, a bexiga urinária e a uretra.