Qual parte do ovo tem colesterol?

Perguntado por: uvilela2 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Ainda segundo a Mayo Clinic, um ovo grande contém cerca de 186 mg de colesterol - e cada um destes 186 mg encontram-se na gema. A clara de ovo não contém colesterol. Por isso, se comer um ovo (com gema e clara), é importante limitar outras fontes de colesterol provenientes da alimentação durante o resto do dia.

No passado, os ovos eram uma escolha controversa de alimento devido ao seu alto teor de gordura saturada e colesterol. No entanto, toda a gordura e colesterol estão na gema.

Apesar de o colesterol alimentar estar relacionado à elevação do colesterol no sangue, os maiores vilões para que isto ocorra são grande ingestão das gorduras trans e gorduras saturadas, menor participação de alimentos fontes de colesterol como o ovo e o camarão.

Algumas dicas para baixar o colesterol ruim são:

  1. Fazer exercício físico regularmente. ...
  2. Comer alimentos ricos em fitoesteróis e fitoestanóis. ...
  3. Aumentar a ingestão de fibra. ...
  4. Consumir alimentos probióticos. ...
  5. Beber chá verde diariamente. ...
  6. Consumir gorduras saudáveis. ...
  7. Comer mais alho. ...
  8. Beber suco de berinjela.

No entanto, se você deseja evitar o aumento dos seus níveis de colesterol, pode ser uma boa evitar o ovo frito em gordura.
...
Por isso, pode compor receitas como:

  1. ovos mexidos;
  2. ovos cozidos;
  3. ovos pochê;
  4. omeletes;
  5. pudins;
  6. bolos;
  7. quindins e muito mais.

5 FORMAS DE BAIXAR O COLESTEROL RAPIDAMENTE

  1. Consumir bebidas e alimentos ricos em fibras, como frutas e sucos sem açúcar.
  2. Evitar comidas gordurosas, como fast-food.
  3. Evitar fumar.
  4. Evitar bebidas alcoólicas.
  5. Praticar exercícios físicos pelo menos 3 vezes na semana.

Por isso, o ideal é deixar o ovo mergulhado na água por cerca de 5 ou 7 minutos e, depois, tirar com a ajuda de uma colher grande com furinhos, para que a água escorra. Muita gente também acrescenta vinagre para auxiliar no cozimento do ovo, então fica por sua conta!

A gema é a parte mais gordurosa do ovo.

E, por fim, uma dieta muito restritiva, como a do ovo, pode até levar à perda de peso, mas além dos danos à saúde, pode também ocorrer o efeito sanfona. Esse efeito acontece quando, após uma dieta, a pessoa recupera todo o peso perdido e pode até mesmo ganhar alguns quilos a mais.

Os valores considerados normais devem ser estar em torno de 200mg/dL; Ligeiramente altos quando estão entre 200 e 239 mg/dL e altos quando estão acima de 240 mg/dL.

Vegetais (Especialmente Verdes)
Enquanto quase todos os tipos de vegetais são uma boa escolha; a beterraba, cebola, repolho, brócolis e alcachofras são especialmente úteis para aumentar a ingestão de fibra e proteger a saúde do coração.

Mas para alcançar resultados satisfatórios é importante à regularidade da atividade. Caminhar de 5 a 7 dias por semana por pelo menos 30 minutos já é suficiente para reduzir em até 30% os riscos cardíacos. Os benefícios começam a aparecer mais ou menos em três meses de atividade.

COLESTEROL ALTO: SINTOMAS

  • dores no peito;
  • falta de ar;
  • fadiga;
  • dores nas pernas;
  • queda de pelos nas pernas;
  • pele fria;
  • palidez nos dedos.

Isso porque, um ovo grande contém 212 mg de colesterol, que é muito em comparação com a maioria dos outros alimentos. No entanto, tem sido demonstrado em muitos estudos que ovos e o colesterol dietético não afetam negativamente os níveis de colesterol no sangue. Na verdade, os ovos aumentam o HDL (o bom) colesterol.

O índice de colesterol pode estar ligado ao estilo de vida, como má alimentação, tabagismo, sedentarismo e obesidade. Mas ele também pode estar associado a questões genéticas, que é chamado de hipercolesterolemia familiar (HF). O controle é possível a partir de hábitos saudáveis de alimentação e atividade física.