Qual parte do LED pode cortar?

Perguntado por: igaspar . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

A fita de LED pode ser cortada, mas em lugares específicos. Elas são fabricadas em módulos, que abrigam uma determinada quantidade de LEDs. Cada módulo geralmente possui de 3 a 6 pequenas lâmpadas. Se a fita for cortada no meio de um módulo, é possível que os LEDs desse grupo não funcionem.

As fitas LED podem ser cortadas com tesouras. Muitos fabricantes marcam os locais indicados para o corte na superfície com um símbolo de uma tesoura ou três linhas pontilhadas. Para ligar duas fitas LED separadas, você pode utilizar conetores rápidos. Certifique-se de que as fitas partilham a mesma polaridade.

O limite de potência total considerado deve ser de até 80% da capacidade do driver. Para calcular a potência total da Fita LED, basta multiplicar a potência de cada metro da Fita LED pela quantidade total de metros a ser instalada. Exemplo.

Basta fazer a conexão da fita no cabo e ligar na tomada para que o produto funcione. No caso das fitas de 12V o consumidor precisará de um driver (fonte) que precisa ser dimensionado de acordo com o comprimento da fita (potência total) que será usada.

As de LED por consumir pouca e não gerar calor, podem ficar ligada durante toda a noite sem oferecer risco de incêndio ou curto-circuito.

Mas qual a diferença entre elas? A Fita de LED é uma opção mais simples e tem um bom custo benefício. No entanto, não tem grandes potências, sendo muito usada para iluminar pequenos pontos ou na marcenaria, por exemplo. Já o Perfil de LED oferece maior potência e pode ser usado na iluminação direta do ambiente.

Quanto tempo a fita LED pode ficar ligada? Retomando a dúvida anterior, essa é uma questão diretamente relacionada ao que já falamos anteriormente. Fitas de boa qualidade podem durar até 5 mil horas, enquanto as demais chegam a 30 mil.

Outro ponto muito positivo da fita é o seu baixo consumo de energia e a sua durabilidade alta que proporciona uma vida útil de até 35 mil horas, aproximadamente.

Sim. Basta utilizar o kit emenda adequado!

Coloque um conector do outro lado a fim de que a fita esteja bem alinhada com os cantos. Os conectores virão em forma de L ou T para unir uma ou duas fitas, respectivamente. Você também pode dobrar a fita nos cantos se não quiser usá-los.

A fita LED 5050 possui medida de 10 mm de largura e é consideravelmente mais potente em relação ao modelo anterior, pois além de ter LEDs triplos, seus LEDs são maiores, medindo 5 mm por 5 mm.

Dentre os principais motivos para que isso aconteça está a oscilação dos níveis de tensão (abaixo ou acima do normal) na rede de alimentação, que pode ser por curto intervalo de tempo. Uma instalação incorreta também interfere na qualidade da iluminação.

A maioria das fitas de LED possuem uma fita de cola dupla, mas caso o seu modelo não possua, é recomendado se utilizar uma cola instantânea ou de contato, para garantir a fixação e estabilidade do produto. Atente-se para deixar a ponta com o conector em uma posição favorável, próxima a tomada.

Se você está se perguntando se o LED esquenta, a resposta é sim! Uma das muitas vantagens de usar lâmpadas de LED é o fato delas não aumentarem a temperatura do ambiente como acontece com as lâmpadas convencionais.

O modelo de entrada consome 4,8 watts por metro. Em um rolo de 5 metros o consumo é de 24 watts. Para as fitas RGB aquelas que mudam de cor, o modelo de entrada consome 7,2 watts por metro (36 watts por rolo). Existem modelos que consomem até 72 watts por rolo, e por isso contam com uma iluminação mais forte.

cortada devemos Observar se a fita de led foi cortada. no local correto é e a fita de led em geral tem uma marcação aonde deve ser cortada.

As lâmpadas de LED são as mais econômicas e, se você não quiser trocar tudo de uma vez, vá realizando a troca conforme for queimando as que estão na sua casa.

A “Queda de tensão” em Fitas LED ocorre quando os LEDs estão posicionados muito longe da fonte de energia ou quando são realizadas instalações em série muito longas.

Mesmo que seja uma instalação fácil, você vai precisar fazer instalação elétrica, como ligação de conector, nós recomendamos que o serviço seja feito por um eletricista profissional para obter melhor resultado.

Sendo assim, é preciso averiguar com atenção na embalagem quantos lumens por metros a fita é capaz de produzir. Quanto mais potencial de lumens, mais luz. Outra informação importante que você deve saber antes de efetuar uma compra de uma fita de LED é o IP, ou seja, o índice de proteção contra sólidos e líquidos.

Para salas, quartos, cozinhas e outros espaços de convivência, recomenda-se as fitas de LED com temperatura de cor quente (até 3000K), pois a luz amarelada ajuda a trazer maior sensação de tranquilidade e aconchego aos ambientes.