Qual parte do frango tem mais colesterol?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

A pele do frango, por exemplo, deve ser evitada por ser uma grande fonte de gordura saturada, podendo elevar os níveis do colesterol ruim. Além disso, recomenda-se também evitar a asa e a coxa da asa devido aos níveis de gordura presentes nelas.

Pé de frango faz mal pra quem tem colesterol alto e placas nas carótidas? O que piora o colesterol e as placas não só de carótidas como de coronárias é o consumo de gordura. Se o é de frango for feito frito, se tiver gordura, pode aumentar sim.

Peito. Uma das partes que as pessoas mais gostam do frango, o peito é uma carne com baixo teor de gordura e com pouca pele, o que a torna uma opção mais saudável.

Aposte no peito de frango
Para quem quer regular o colesterol, a dica é dar preferência a pratos feitos com o peito de frango, que é onde há a maior concentração de carne branca com baixo nível de gordura.

"A pele do frango tem 32% de gordura.

Mesmo com a pele, o prato apresenta um baixo teor de gordura saturada. Essas, quando consumidas em excesso, são prejudiciais à saúde pois provocam a alta do mau colesterol, o LDL, facilitando o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos e que pode acarretar em infarto e AVC.

Para não prejudicar a perda de peso —especialmente de quem deseja eliminar muitos quilos—, a recomendação é retirar a pele da coxa, da sobrecoxa ou do peito. Isso porque essa parte do frango tem 32% de gordura —adicionando muitas calorias à refeição.

Filé de sassami é o corte mais macio do frango. Ele retirado da parte interna do peito do animal, próximo ao osso. Por isso, é mais suculento e saboroso do que as outras partes peito. O jeito mais indicado de consumir esse corte é grelhado.

Não é preciso cortar carnes da dieta, mas dê preferência a peixes. Carnes de aves sem pele também são uma opção. Carne de boi ou porco somente se forem cortes magros.

As carnes brancas e, principalmente, os peixes têm menos gordura saturada e colesterol do que as demais carnes, por isso são consideradas mais saudáveis”, afirma a nutricionista Adriana Ávila.

A resposta é sim, segundo especialistas, o ovo é um alimento nutritivo e, uma unidade do alimento, concentra 13 vitaminas e minerais essenciais e seis gramas de proteína de alta qualidade, por 70 calorias.

Graças ao baixo teor de gordura em sua carne, consumir peito de frango regularmente é uma forma de garantir diversos nutrientes importantes.

“Para cada ovo há em média 6,5 gramas de proteína e 4,5 gramas de gordura. Fazendo uma comparação geral destes dois alimentos nas mesmas quantidades, temos dois ovos, que totalizam 13g de proteína e 145 calorias. E o frango com 32g de proteína e 160 calorias”, comenta.

Um hábito alimentar com consumo alto de carnes vermelhas, gorduras saturadas e alimentos ultraprocessados, aliado ao baixo consumo de frutas e de hortaliças, favorece a hipercolesterolemia e aumenta o risco das doenças cardiovasculares”, explica a pesquisadora Ana Luisa Souza de Paiva Moura, da coordenação-geral de ...