Qual parte do corpo produz testosterona?

Perguntado por: oparis . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

testículos

A testosterona é um andrógeno (hormônio masculino) produzido preferencialmente nos testículos e responsável pela diferenciação sexual (características próprias ao sexo).

Os testículos, também chamados de gônadas masculinas são parte do sistema reprodutivo do homem. Estão localizados no sacro escrotal, atrás do pênis e fora da cavidade abdominal. Os testículos têm 2 funções principais: Produzir os hormônios masculinos (andrógenos), como a testosterona.

A testosterona é o mais importante hormônio masculino, e o homem adulto produz cerca de 7mg todos os dias. A partir dos 40 anos, em média, ele começa a perder cerca de 1% de testosterona livre ao ano. A total permanece estável até por volta dos 50 anos, quando também começa a cair, a uma taxa de 0,5% a 0,8% ao ano.

Testosterona baixa masculina
Ela pode ser definitiva ou temporária, a depender da causa, e estar relacionada a: Deficiências nutricionais; Determinados medicamentos; Uso abusivo de testosterona (isso inibe a produção natural do hormônio pelos testículos);

Quando um homem sofre de stress ou está stressado, o corpo liberta elevados níveis de cortisol, uma hormona que bloqueia os efeitos da testosterona.

Alguns tipos de exercícios que geram uma produção maior de testosterona são os de alta intensidade, explosão e musculação, principalmente aqueles que envolvem grandes grupamentos musculares e uma intensidade considerável.

Baixa libido, redução da fertilidade e disfunções sexuais, como a impotência. Físicas: Perda de força, aumento da gordura corporal, diminuição da massa muscular, redução da libido, cansaço constante, problemas com memória e desenvolvimento de resistência à insulina, gerando consequente risco de diabetes.

Dopamina

Dopamina: conhecendo o hormônio do prazer
E é exatamente por causar sensação de prazer que sua liberação é estimulada por algumas drogas viciantes. Além disso, a dopamina atua no controle de movimentos, aprendizado, cognição e memória.

Sintomas de testosterona baixa em homens

  1. Diminuição da libido;
  2. Diminuição da ereção espontânea;
  3. Diminuição da ereção durante relações sexuais;
  4. Diminuição dos pelos corporais;
  5. Diminuição dos testículos;
  6. Diminuição da força muscular.

Para complicar, o nível de testosterona flutua, chegando ao pico ao redor das 8h e diminuindo ao longo do dia. O índice costuma ser mais baixo ao redor das 20h, crescendo durante a noite.

Como a testosterona é produzida nos testículos – que nessa fase aumentam de tamanho – o corpo masculino chega à capacidade máxima de sua função reprodutora. Ou seja, dali em diante, o homem já pode ter filhos. Então, os níveis de testosterona permanecem, de uma maneira geral, altos até os 40 anos.

Os níveis de testosterona são medidos através de exame de sangue e indica a quantidade de testosterona no corpo. Esse tipo de exame é bem delicado, pois os valores podem alterar de acordo com o horário da coleta, idade e hábitos do paciente.

Exercícios de alta intensidade e treinos de força
Os exercícios de alta intensidade aumentam os níveis de testosterona e previnem a sua deterioração.

Frutas. O nutricionista afirma: “frutas como maçã e banana colaboram na produção do zinco. Além disso, tomate, laranja, maracujá, limão e morango são ricos em vitamina C, importante aliada da produção hormonal de testosterona”.

Existem alimentos que aumentam a testosterona?

  • Carnes magras. A carne magra (como frango e porco) é uma boa fonte de proteína e zinco, nutrientes que ajudam a otimizar a produção de testosterona. ...
  • Brócolis, repolho e couve-de-bruxelas. ...
  • Ovos. ...
  • Salmão. ...
  • Ostras. ...
  • Alho.

Tribulus Terrestris 850mg - Aumenta a Testosterona.

O ZMA é um suplemento alimentar que proporciona nutrientes essenciais ao nosso organismo, como zinco, magnésio e vitamina B6. Ele ganhou reconhecimento devido à sua capacidade de aumentar os níveis de testosterona e regular o ciclo menstrual nas mulheres.

Vitamina C - O ácido ascórbico reduz as quantidades de cortisol no corpo. Este hormônio do estresse diminui a produção de testosterona. Por isto, capriche no consumo de frutas cítricas e vegetais ricos em vitamina C, que além de tudo irá desinflamar a próstata, protegendo-a contra o câncer.

Favorece a produção de hormônios
Exercícios como agachamento e leg press favorecem o desenvolvimento hormonal que promove o anabolismo. Por serem exercícios que requerem muita força e exigem grande ativação muscular, há aumento endógeno da testosterona e do GH (hormônio do crescimento).

"Sim. A musculação se praticada dentro de um volume e carga adequados com progressão gradual tende a aumentar a resposta e produção da testosterona. Isso decorre de diversos mecanismos como estímulo mecânico do treino com aumento da resposta endócrina, aumento de massa muscular e redução de gordura corporal.