Qual parte do corpo nunca envelhece?

Perguntado por: iagostinho7 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Graças ao avanço da neurociência, entretanto, foi descoberto que o cérebro é o órgão humano que menos envelhece. Só que isso não minimiza a necessidade de cuidados e hábitos capazes de cooperar na diminuição desse desgaste.

Sempre ouvimos dizer que existem duas partes do corpo que nunca param de crescer: o nariz e as orelhas.

Estudos demonstram que a partir dos 40 anos de idade, aproximadamente, o corpo humano já começa a apresentar alguns sinais de “desgaste”. O organismo vai se tornando mais lento em suas reações, ocorrendo uma diminuição da capacidade funcional. Prevenção é sempre o melhor caminho!

O coração trabalha sem parar, dia e noite, bombeando sangue para todo lado e levando com ele nutrientes e oxigênio a cada célula.

Para evitar o envelhecimento corporal é importante praticar atividades físicas, equilibrar a alimentação e manter o corpo hidratado. Inclusive, não esquecer do protetor solar para o corpo é fundamental. O Bio Bronze FPS 30 é um protetor solar corporal em loção e protege contra os danos causados pela radiação UVA/UVB.

Apesar de ter tanta relevância para as nossas defesas, o baço é um órgão dos mais frágeis e pode sair danificado até com uma simples pancada.

O nariz as orelhas são partes do corpo que nunca param de crescer ao decorrer da vida.

Principal órgão do corpo humano, o cérebro é responsável por gerar todos os comportamentos do indivíduo — Hospital Português da Bahia.

O esmalte dos dentes é a substância mais dura do corpo humano. O esmalte saudável é resistente a bactérias que causam a cárie.

O músculo mais forte do corpo humano é o da boca, chamado de "Masseter", responsável pela mastigação, a fala e os movimentos. Por sua vez, o músculo mais fraco são os das pálpebras, responsáveis pelo movimento dos olhos.

Outro órgão desnecessário – e que muitas vezes nos causa problemas, como apendicite – é o apêndice. Ele não tem função específica no corpo humano e tudo indica que foi útil a nossos ancestrais para digerir alimentos duros, como cascas de árvores. Mas, atualmente, ele não serve para nada.

Em meninas, essa fase geralmente começa entre os 8 e 13 anos de idade; nos meninos, entre os 9 e 14 anos.

O envelhecimento precoce é notado pela presença de rugas, flacidez e manchas em uma idade em que, normalmente, outras pessoas da mesma faixa etária não apresentam tais características na mesma intensidade.

A queda hormonal masculina é quase imperceptível e muito sutil. A pele do homem é mais grossa, devido a ação da testosterona no organismo, o que colabora para diminuição da percepção das rugas. Contudo, a partir dos 50 anos, os níveis de testosterona caem 1% ao ano, dando início à redução da espessura e flacidez.