Qual parte do corpo a bicicleta ergométrica trabalha?

Perguntado por: aguimaraes5 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

quadríceps: os músculos da frente da coxa são responsáveis pela maior parte da potência dos pedais. Embora muitos acreditem que andar de bicicleta engrossa as pernas ou as coxas, na verdade, pedalar aumenta o ganho muscular, deixando-as mais firmes e torneadas.

Andar de bicicleta 30 minutos por dia emagrece.
Porém, para o metabolismo acelerar mesmo, de acordo com estudos da Universidade Alemã de Esporte, são necessários 50 minutos em dias intercalados. Se o objetivo for apenas para controle de peso ou emagrecimento, são sugeridos 3 horas por semana.

A média de gasto calórico, dependendo do nível de condicionamento do ciclista e a intensidade do exercício pode chegar até 1.100 calorias. Por conta disso, a prática de treino com bicicleta é capaz sim de deixar a barriga do ciclista mais definida e tonificada.

Para quem procura uma vida saudável, melhorando o funcionamento cardiovascular, a bicicleta ergométrica também vem sendo uma boa opção. Basta 30 minutos por dia, cinco vezes na semana, que é possível dizer que estará prolongando à sua vida.

Nenhum dos dois! “A impressão que dá quando fazemos regularmente as aulas é que a bicicleta deixa as pernas mais grossas, mas isso não ocorre. Na verdade, o que acontece é uma substituição da gordura por tônus muscular. Ou seja, definição muscular”, esclarece Camila.

A bicicleta, sozinha, não é suficiente para trabalhar o corpo em sua totalidade. Isso porque ajuda na melhora da capacidade cardiorrespiratória, mas não força todos os músculos. “O ideal é pedalar duas vezes por semana e reservar outros dois dias para praticar exercícios de força”, orienta o educador físico.

Para definir o corpo a partir do ciclismo, o atleta deve pedalar três vezes por semana durante uma hora seguida, mantendo a Frequência Cardíaca Máxima (FCM) em 70%. Essa intensidade auxilia no processo.

Corrida, ciclismo ou até mesmo natação de alta intensidade são excelentes para acabar com a pochete da barriguinha. 2 - Antes de tentar suar a camisa até ficar esgotada na academia, fique de olho na sua dieta e nos seus hábitos de frequência ao banheiro.

Faça treinos intervalados duros
Não há necessidade de fazer intervalados mais do que duas vezes por semana. Inúmeros estudos revelaram que esse tipo de treino diminui significantemente a gordura abdominal de forma mais eficiente que treinos de baixa intensidade. Há muitas variações de treinos intervalados.

Um estudo da American College of Sports Medicine demonstrou que, em média, é possível queimar de 283 calorias a 420 calorias em 30 minutos de corrida. Pedalando em um ritmo acelerado, o consumo de calorias no mesmo intervalo de tempo varia entre 249 e 369 calorias.

Afinal, o que é melhor: pedalar ou caminhar? Se você está na dúvida, a resposta depende de três fatores: regularidade do exercício, intensidade e alimentação. Caso eles estejam alinhados, pedalar é a opção que mais queima calorias. A pedalada de 20 minutos pode equivaler a 4 km de caminhada e queima 800 calorias.

Essa atividade física libera endorfina, um hormônio produzido pela hipófise no cérebro que ao ser liberado no sangue estimula as sensações de prazer, felicidade e bem-estar. Assim, o humor é melhorado e o sentimento de ansiedade diminui.

A resposta rápida e técnica é que correr é ligeiramente melhor para perder peso. A razão é que o corpo queima mais calorias ao correr do que ao andar de bicicleta.

Portanto, mais ou menos, por um quilo de gordura, você precisaria queimar cerca de 7.800 calorias. Sendo assim, se em seu treinamento de duas horas que propusemos antes você queimou quase 1.500, com 5 exercícios semelhantes você teria aquele quilo a menos.