Qual parte do cérebro atua na coordenação motora e no equilíbrio?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

O cerebelo mantém o equilíbrio e a postura, controla o tônus muscular e os movimentos voluntários.

Cerebelo

Cerebelo. O cerebelo, localizado logo abaixo do telencéfalo e um pouco acima do tronco cerebral, coordena os movimentos do corpo.

O equilíbrio e a postura são de responsabilidade do cerebelo, que coordena os movimentos corporais, unindo e articulando os movimentos musculares de modo que estes mantenham o corpo equilibrado e mantenham sua postura.

O cerebelo está localizado abaixo e na parte posterior do cérebro. O cerebelo mantém o equilíbrio e a postura, controla o tônus muscular e os movimentos voluntários.

O Cerebelo recebe informações de diversas regiões cerebrais sendo a principal o Córtex Motor. O Cerebelo também age como um fiscal da atividade motora mas aqui o cuidado maior é com a precisão e coordenação do movimento realizado.

A ação de uma pessoa pode ser coordenada, descoordenada – quando ela tem dificuldade para controlar seus movimentos corretamente – ou incoordenada – quando a pessoa pensa em fazer um movimento, mas faz outro.

Atividades como cortar papel com tesouras, fechar botões de roupas, brincar com blocos, pegar objetos com as mãos, comer, escrever e colorir estimulam a coordenação motora fina. Elas são muito importantes para o aprendizado, o autocuidado e para brincar.

QUAIS OS TIPOS DE COORDENAÇÃO MOTORA? Dentro desse contexto, existem quatro tipos de coordenação motora: a geral, a específica, a grossa e a fina.

O hipotálamo coordenada a maior parte das funções endócrinas, exercendo ação direta sobre a hipófise e indireta sobre outras glândulas como adrenais, gônadas sexuais, tireoide e mamárias. Também age sobre a regulação da temperatura, apetite, sede, ciclo do sono e sistema nervoso autônomo.

O controle do movimento inicia em uma região específica do Córtex Cerebral chamada de Córtex Motor Primário localizado no Lobo Frontal. Nesta região temos os Neurônios que possuem a função de comandar o movimento voluntário, ou seja, aquele movimento que pensamos em realizar de forma consciente e não apenas reflexa.

A coordenação motora é uma função do cérebro que é capaz de deixar o corpo equilibrado ao realizar os movimentos a partir das articulações e dos músculos. A coordenação dos movimentos é realizada a partir de uma interação entre os sistemas nervoso, músculo-esquelético e sensorial.

O cerebelo está relacionado com diversas funções, sendo as principais a coordenação dos movimentos e a participação no equilíbrio do corpo. O cerebelo está também relacionado com o controle do tônus muscular.

Os distúrbios cerebelares têm inúmeras causas, incluindo malformações congênitas, ataxias hereditárias e doenças adquiridas. Os sintomas variam de acordo com a causa, mas tipicamente abrangem ataxia (marcha normal com base alargada em decorrência do comprometimento da coordenação muscular).

O cerebelo pode ser lesado por TCE cerebelar, acidente vascular encefálico do cerebelo, doenças e síndromes cerebelares. Lesões cerebelares podem causar anormalidades no movimento do corpo e olhos e pode afetar o equilíbrio por perturbar a função vestibular20.