Qual parte do cérebro afeta a fala?

Perguntado por: vribeiro . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Em relação à linguagem, é nesta região que se encontra a área de Broca. Região especial no córtex pré-frontal que contém um circuito necessário para a formação da palavra. Esta área está localizada parcialmente no córtex pré-frontal postero-lateralmente e parcialmente na área pré-motora.

A causa mais comum é o AVC, mas também pode ser causada por tumores cerebrais, encefalites, traumatismos cranioencefálicos, entre outras. Esse transtorno de linguagem pode alterar a fala, a compreensão, a leitura e a escrita e assim comprometer a comunicação do indivíduo em diversos graus.

Cérebro

Cérebro. O cérebro é a porção mais maciça e o principal órgão do Sistema Nervoso. Ele é responsável por comandar ações motoras, estímulos sensoriais e atividades neurológicas como a memória, a aprendizagem, o pensamento e a fala.

O cérebro é responsável pelo controle do corpo humano através das ações voluntárias e involuntárias. As voluntárias são aquelas feitas por vontade própria como: falar, mexer os dedos, comer, entre outras coisas.

O cérebro é o centro de controle do corpo enviando mensagens ao longo das fibras nervosas. O cérebro é dividido em duas metades, os hemisférios cerebrais direito e esquerdo. Os hemisférios cerebrais controlam o movimento, o pensamento, a memória, as emoções, os sentidos e a fala.

Podemos observar que os órgãos do corpo humano que desempenham papel na produção da fala são os seguintes: o sistema respiratório (pulmões, músculos pulmonares, brônquios, traquéia); o sistema fonatório (laringe, onde está a glote) e o sistema articulatório (faringe, língua, nariz, palato, dentes, lábios).

Como funciona o aparelho fonador
O ar sai dos pulmões, penetra na traqueia e chega à laringe, onde se modifica ao passar pelas chamadas pregas vocais (ou cordas vocais). Quando as pregas vocais estão aproximadas, vibram à passagem do ar, produzindo sons que são chamados de sonoros.

Quais são as causas por trás do atraso na fala?

  • falhas na audição;
  • distúrbios específicos de linguagem;
  • alterações neurológicas;
  • deficiência intelectual;
  • autismo;
  • apraxia da fala;
  • falta de estimulação verbal;
  • uso excessivo de aparelhos eletrônicos.

A afasia é a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita. É o resultado de danos às áreas do cérebro que controlam a linguagem. As pessoas podem ter dificuldade de ler, escrever, falar, compreender ou repetir a linguagem.

As alterações podem no conteúdo, na forma e no uso da linguagem. Para a maioria das pessoas, o lado esquerdo do cérebro é dominante para a linguagem, e as lesões podem levar a problemas de linguagem e comunicação.

Para a maioria das pessoas, o pensamento racional é atribuído ao lado esquerdo do cérebro. Ações detalhadas, precisas e minuciosas partem desse hemisfério, inclusive a habilidade da fala - um processo infinitamente complexo.

A área responsável pela compreensão da fala e da linguagem escrita fica, na verdade, a 3 centímetros de distância do local que os livros de medicina apontam, segundo um estudo divulgado nesta segunda-feira na revista da Academia Americana de Ciências (PNAS).

Se a parte frontal do lobo frontal for lesionada, pode ocorrer qualquer um dos seguintes problemas: Dificuldade temporária de manter informações disponíveis para processamento (chamada memória de trabalho) Redução de fluência da fala. Apatia (falta de emoção, interesse e preocupação)

Das causas mais associadas, estão o Acidente Vascular Cerebral (AVC), tumores cerebrais, doenças degenerativas (a Doença de Alzheimer, por exemplo) ou impactos na cabeça que acometem o hemisfério esquerdo do cérebro, ou as regiões frontais e temporais à esquerda.

Área de Broca - área 44 de Brodmann localizada no giro frontal inferior, responsável pela produção da palavra falada.

O hipocampo é uma formação pequena e curva no cérebro que desempenha um papel importante no sistema límbico. O hipocampo está envolvido na formação de novas memórias e também está associado ao aprendizado e às emoções.

Os Lobos cerebrais e suas principais funções

  • Lóbulo Frontal. Está localizado diretamente atrás da testa e é responsável pelos nossos movimentos; emoções; raciocínio; personalidade e pensamentos.
  • Lóbulo Temporal. ...
  • Lóbulo Parietal. ...
  • Lóbulo Occipital.